Passo Fundo é o 4º município gaúcho que mais gerou empregos formais no último ano

O novo Boletim de Trabalho do Rio Grande do Sul evidencia os resultados das ações da Prefeitura para abertura de negócios e a geração de trabalho e renda para a população


Passo Fundo continua ocupando o quarto lugar entre os municípios gaúchos com maior crescimento na geração de empregos formais. A nova edição do Boletim de Trabalho do Rio Grande do Sul foi divulgada nessa terça-feira (19), considerando os números absolutos entre maio de 2021 e maio de 2022, e evidencia os resultados das ações da Prefeitura para a abertura de novos negócios e a geração de trabalho e renda para a população.

De acordo com a pesquisa, realizada pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG), Passo Fundo abriu 5,2 mil novos postos de trabalho ao longo do período. O município, que é o 12º mais populoso do estado, ficou somente atrás de Porto Alegre, Caxias do Sul e Canoas.

Para o prefeito, a manutenção da cidade como uma das mais geradoras de empregos formais é um reflexo de ações consistentes da Prefeitura na área do desenvolvimento econômico, sobretudo, com o programa Acelera Passo Fundo. “Acredito que a economia é a locomotiva que puxa todas as demais áreas, possibilitando recursos e transformações para a vida da população. O Acelera Passo Fundo foi o primeiro programa do nosso governo, implementado no início de 2021, tendo em vista a recuperação da economia em um cenário de pós-pandemia. Com ele, já conseguimos alcançar importantes resultados, como o número de postos de trabalho. Passo Fundo está entre as cidades que mais geraram empregos, e isso significa que as empresas e as pessoas estão recebendo oportunidades”, afirmou.

O Acelera Passo Fundo é um programa complexo e que teve desdobramento para inúmeros eixos, como menciona o gestor municipal. “A partir do programa, criamos iniciativas como o Alvará On-line, o Mutirão de Liberação de Obras e o Escritório de Projetos Especiais, que desburocratizam e aceleram a instalação ou a expansão de negócios. Também consolidamos o programa Café com Emprego, conectando os passo-fundenses a empresas com vagas disponíveis. São ações concretas e que pensam no conjunto da economia”, pontuou.

Acelera Passo Fundo e o apoio a empresas

Conforme dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, em um ano e meio de Acelera Passo Fundo, 4.307 mil empresas foram criadas na cidade. Esse número compreende todos os negócios, dos micros aos grandes, que tiveram alvará concedido.

O Alvará On-line é uma das iniciativas que trouxe facilidade para quem quer empreender. Os processos podem ser feitos somente pela internet, pelo site da Prefeitura, o que também possibilita uma maior agilidade na análise das demandas por parte dos servidores. “Ao acessar a plataforma, o usuário anexa as documentações requeridas. Os técnicos da Prefeitura fazem a avaliação necessária e também a emissão das notificações, deferimentos ou indeferimentos, sinalizando possíveis inconsistências para que sejam resolvidas”, descreveu Diorges.

Além da quantidade de empresas que abriram neste um ano e meio, há outro número importante para o município: 20 empresas de grande porte ampliaram as suas estruturas, tendo os processos intermediados na Prefeitura pelo Escritório de Projetos Especiais, que é responsável pela tramitação de projetos maiores junto com as demais secretarias. É o caso da BSBios, da Disfonte, da Biotrigo, da GJG e da Kuhn, por exemplo. “Além de empresas que estão se instalando ou se instalaram no último um ano e meio, percebemos que empresas estão ampliando a sua estrutura. É um sinal claro de que estão apostando no crescimento e no desenvolvimento de Passo Fundo, que é uma cidade polo”, salientou.

Café com Emprego cria oportunidades para as pessoas

Um grande encontro entre a população e as empresas com vagas disponíveis, o Café com Emprego já se consolidou como uma das principais ações do Acelera Passo Fundo. Em quatro edições, mais de 600 pessoas já foram contratadas. O último evento foi realizado no dia 30 de junho e muitos participantes seguem em processo de seleção.

Uma das pessoas recentemente contratadas por meio do Café com Emprego é a Angélica Maria Laimer, de 26 anos, que hoje atua como auxiliar de Design Gráfico no Atacarejo Compre Bem. “Meu pai avisou que haveria o Café. Eu estava sem emprego há quatro meses e resolvi ir lá conferir se tinha algo na minha área. Quando cheguei, perguntei sobre a vaga e me encaminharam para o estande do Compre Bem. Depois de 15 minutos que passei pelo espaço, recebi uma mensagem de convite para a entrevista. Fui contratada e, aqui, faço artes para materiais impressos e digitais”, contou.

Para o secretário de Desenvolvimento, Diorges Oliveira, o Café com Emprego está diretamente relacionado com a colocação de Passo Fundo no ranking dos municípios que mais tiveram empregos formais. “A proposta do programa é fazer uma ponte para que haja a conexão das empresas que estão contratando com as pessoas que querem ingressar ou retornar ao mercado de trabalho. Com certeza, ele tem uma grande contribuição para que tivéssemos esse destaque no número de carteiras assinadas no estado”, enfatizou.

A próxima edição do Café com Emprego deverá acontecer neste semestre, observando o aumento das oportunidades de trabalho no fim do ano. O foco deverá ser nos setores de comércio e serviço, que são os que mais contratam na época.

Apostando na profissionalização

A fim de criar possibilidades de qualificação profissional aos passo-fundenses, a Prefeitura apresentou a Escola das Profissões, que será um centro de formação com mais de 40 cursos gratuitos. Além disso, formalizou um convênio com o Senai para promover a capacitação técnica nas áreas têxtil, metal-mecânica, construção civil e mecânica pesada.

Segundo o prefeito, a necessidade de qualificação dos passo-fundenses era apontada pelas empresas e se tornou ainda mais evidente no Café com Emprego. “A Escola das Profissões é reflexo de uma demanda por trabalhadores capacitados para o mercado de trabalho. Observamos que muitas vagas oferecidas acabam não sendo preenchidas por falta de mão de obra qualificada. Estamos construindo alternativas para equacionar este problema”, ponderou.

Emancipar os cidadãos, garantindo acesso a políticas públicas que ofereçam condições de emprego e renda, integra os objetivos do Acelera Passo Fundo. “O trabalho é o melhor programa social que podemos criar, pois é ele que oferece condições para que as pessoas possam melhorar as suas vidas”, considerou o prefeito.

Foto: Diogo Zanatta