Plataforma Logística Industrial de Passo Fundo poderá receber até 100 negócios

Projeto para a área localizada às margens da BR-285, próxima ao bairro Zacchia, foi apresentado nesta quinta-feira ao prefeito Pedro Almeida

O projeto para a instalação da Plataforma Logística Industrial de Passo Fundo, em área localizada às margens da BR-285, foi apresentado nesta quinta-feira (23) ao prefeito Pedro Almeida e aos secretários de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, e de Planejamento, Giezi Schneider. O empresário Vinícius Roso, representando a empresa MWR, detalhou a proposta que envolve cerca de 55 hectares e poderá atrair até 100 negócios nas áreas de logística, comércio e indústria.

“Entreguei oficialmente à Prefeitura este projeto que é muito importante para a nossa região e também para o Estado, já que iniciativas semelhantes acabam se concentrando na Região Metropolitana de Porto Alegre. Conseguindo as aprovações necessárias em nível municipal e estadual, pretendemos começar as obras no início de 2024”, afirmou o empresário.

Através do Programa Acelera Passo Fundo, a Prefeitura tem criado um ambiente favorável a novos negócios na cidade, conforme destaca o prefeito Pedro: “Nosso foco na educação e na formação da mão de obra, a localização geográfica e o apoio da Prefeitura potencializam a vinda de novos investimentos para a cidade”, observou. Ele destacou, ainda, que a Plataforma Logística irá impactar positivamente na comunidade do bairro Zachia, que receberá melhorias na infraestrutura e oportunidades de emprego e qualificação profissional. Segundo o prefeito, o Município deverá criar cursos ligados à Escola das Profissões, que possam atender as necessidades das empresas instaladas na plataforma.

Para o secretário de Desenvolvimento, Diorges Oliveira, o Município dá mais um passo no apoio ao empreendedorismo e atração de novas empresas. “A Plataforma Logística será uma oportunidade para empreendedores se instalarem em Passo Fundo e também para empresas da cidade que queiram ampliar seus negócios. Um investimento privado que conta com todo o apoio da Prefeitura”, enfatizou.

O projeto prevê 13 lotes comerciais, 18 lotes industriais/empresariais e 70 lotes logísticos. A empresa Reiter Log já está em funcionamento na área. A Plataforma Logística busca, também, contribuir com as demandas de importação e exportação de produtos. O plano é que no local seja instalada uma aduana para liberar cargas que entram e saem do país.

Atualmente, Passo Fundo possui dois distritos com infraestrutura para receber empreendimentos industriais, comerciais e de serviços. O Distrito Invernadinha abriga cerca de 24 empresas, entre elas: BSBIOS e Kuhn do Brasil. O Distrito Paulo Rossatto possui 26 empreendimentos, tais como: Italac e Ambev.