Juro Zero ajuda microempreendedores

Programa Juro Zero ajuda MEIs que tiveram as atividades prejudicadas pela pandemia

O setor de eventos foi um dos mais impactados pela pandemia. Com a necessidade do distanciamento social, foram cancelados shows, festas, formaturas, cerimônias e demais ocasiões que costumam reunir muitas pessoas.

Microempreendedor individual do setor com uma empresa de sonorização, Vinícius Zardo sentiu no bolso os prejuízos: as expectativas para 2020 eram altas, mas foram assoladas pela Covid-19. “No início de 2020, investi pesado em equipamentos e tecnologia. A agenda estava lotada. Pra nós, seria um ótimo ano. Mas, em março, veio a pandemia e o cancelamento de datas. Eu entendia o porquê dos protocolos, mas, financeiramente, todos ficamos apavorados”, conta.

Com as negociações para manter o pagamento dos novos equipamentos quando a empresa perdeu a receita, a alternativa de Vinícius foi migrar temporariamente para um dos ramos que continuou em plena atuação. “Estava iniciando o pagamento dos equipamentos adquiridos e não esperava que a pandemia durasse todo esse tempo. Entrei em contato com fornecedores para adiar parcelas de boletos. Tivemos que nos readequar e nos reinventar. Fui, emergencialmente, para o ramo alimentício para segurar as pontas”, relata.

Após cerca de um ano e meio de paralisação, o setor de eventos pôde iniciar um processo de retorno gradual das atividades. No entanto, devido ao tempo em que as atividades permaneceram fechadas, os trabalhadores ainda enfrentam dificuldades financeiras.

Pensando em promover um auxílio para os microempreendedores individuais, a Prefeitura criou o programa Juro Zero. A partir da iniciativa, em parceria com três instituições financeiras, os profissionais podem contratar créditos de até R$ 10 mil. Com os juros remuneratórios das operações subsidiados pelo Município, os trabalhadores obtêm facilidades para efetuar o pagamento, como possibilidade de parcelamento em 24 vezes e carência de seis meses entre a contratação e a primeira parcela.

O prefeito, Pedro Almeida, destaca que essa foi uma ferramenta planejada pela Prefeitura para ajudar os microempreendedores a se reestabelecerem. “Com essa ajuda, os empresários podem começar a reorganizar a vida financeira tão prejudicada pela pandemia”, pontua.

O Juro Zero está ajudando a empresa de Vinícius a se recompor. Ele está entre os 20 microempreendedores que fizeram a inscrição e já foram beneficiados e avalia a importância da iniciativa. “O projeto e todo o processo são nota 10. Fiz o cadastro com pouca esperança de conseguir. Mas a Prefeitura aprovou logo, sem burocracias. O crédito nos tranquilizou. Estamos, novamente, num pontapé inicial para as atividades e esse valor é muito importante para o reinício”, afirma.

Inscrições para o programa estão abertas

O programa tem registrado, nas últimas semanas, um aumento na procura pelo acesso aos financiamentos. Conforme informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, foram feitas mais de 200 solicitações para análise da viabilidade técnica para o ingresso no programa.

Deste total, os técnicos da Secretaria já analisaram cerca de 180 pedidos, deferindo 50 deles que se enquadram nas diretrizes. A partir deste deferimento, os microempreendedores podem procurar uma das três instituições financeiras habilitadas pela Prefeitura – Sicredi Integração, Cresol Centro-Norte e Cresol Planalto-Serra – e buscar a aprovação para obter os recursos.

O secretário de Desenvolvimento, Diorges Oliveira, ressalta que os microempreendedores que ainda não se inscreveram têm até o dia 15 de dezembro para se cadastrarem no projeto, via processo eletrônico. “O benefício será concedido uma única vez a cada microempreendedor e, antes de contratar a operação, os interessados deverão protocolar o pedido de habilitação no programa junto à Prefeitura, indicando a instituição financeira na qual será contratada a operação de crédito, a taxa de juros e o prazo de pagamento”, informa.

Nesta primeira etapa, serão ofertados R$ 3 milhões pelas três instituições financeiras, cadastradas e validadas a partir de edital. Todas as informações sobre os prazos para o pagamento e a documentação estão disponíveis no site www.passofundo.rs.gov.br, na aba ‘Serviços’.

Podem participar do programa Juro Zero os microempreendedores individuais que: comprovem sua condição de MEI anterior ao dia 20 de março de 2020; apresentem alvarás ativos atualizados; não tenham débitos municipais; apresentem CNPJ ativo e regular; exerçam atividades de prestação de serviços reconhecidas por meio do Código Nacional de Atividade (CNAE); tenham tido suas atividades suspensas no todo ou em parte, em decorrência do Sistema de Distanciamento Controlado.

Atualizado em 10 de novembro de 2021.