Acompanhamento das obras do aeroporto

Prefeito nomeia grupo de trabalho para acompanhar processos de liberação do Aeroporto

O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, assinou nesta semana, a portaria nomeando o grupo de trabalho que acompanhará a tramitação das etapas restantes do processo de liberação da pista para pousos e decolagens do Aeroporto Lauro Kortz. O documento prevê o envolvimento das secretarias de Gestão, Planejamento, Obras e Desenvolvimento Econômico, além da Procuradoria-Geral do Município (PGM). “Determinei a criação deste grupo ainda na semana passada, quando estive em Brasília tratando da questão do Aeroporto. A Prefeitura tem atuado ao lado do Estado para garantir que as operações aeroportuárias sejam retomadas o quanto antes. A comissão instalada internamente terá este objetivo”, defendeu Pedro.

Conforme o prefeito, além dos secretários Dailon Barp, Giezi Schneider, Rubens Astolfi, Diorges Oliveira e Adolfo de Freitas, responsáveis pelas pastas de Gestão, Planejamento, Obras, Desenvolvimento Econômico e da PGM, respectivamente, o grupo de trabalho também será composto por lideranças empresariais, de entidades representativas de classe e de deputados que estão auxiliando o Município no impulsionamento das obras de modernização e ampliação do Aeroporto. “O Aeroporto beneficia não apenas Passo Fundo, mas toda a região e o Estado do Rio Grande do Sul. Precisamos nos mobilizar e somar todos os esforços em prol da retomada das atividades no local”, defendeu Pedro.

Na tarde desta terça-feira (26), Pedro participou de uma reunião com o Centro Integrado de Defesa  Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), sediado em Curitiba, para tratar da aferição dos equipamentos e instrumentos instalados na pista do Aeroporto para permitir a trafegabilidade e a segurança aérea. “O CINDACTA é o órgão da Aeronáutica responsável por este procedimento. Nesta reunião, que também foi acompanhada pelo deputado Mateus Wesp, nos inteiramos dos processos em andamento e das próximas etapas”, explicou, acrescentando que os secretários que compõem o grupo de trabalho nomeado para acompanhar as obras de modernização também participaram.

Gol confirma retomada dos voos em Passo Fundo
Durante a tarde desta quarta-feira (27), o prefeito reuniu-se com os diretores de Planejamento e o de Infraestrutura Aeroportuária da Gol para tratar da retomada dos voos da companhia a partir da liberação da pista e da conclusão das obras de reforma, ampliação e modernização do Aeroporto Lauro Kortz. “Continuamos comprometidos com a retomada do desenvolvimento econômico de Passo Fundo. E o Aeroporto é também um dos vetores para isso”, destacou.

No diálogo, a companhia aérea afirmou que as obras no Aeroporto, apesar da complexidade e dos prazos estendidos, vão garantir novas possibilidades de desenvolvimento para a região. “Sabemos que obras deste porte acabam ocasionando alguns transtornos, mas o resultado dessa modernização será importante para todos. A Gol, inclusive, projeta suas operações com mais voos diários e a utilização da maior de suas aeronaves, o airbus A 737-800, com capacidade para 186 passageiros. É um avanço importante não apenas para a cidade, mas também para a nossa companhia”, antecipou o diretor de Planejamento da empresa, Bruno Balan. Para a Gol, ainda de acordo com Balan, a ampliação da pista do Aeroporto em Passo Fundo é estratégica para os planos de expansão da companhia.

Azul irá oferecer voo diário para Florianópolis
O prefeito também conversou com o assessor especial da presidência da Azul, Ronaldo Veras, que confirmou a disposição da companhia em retomar suas atividades em Passo Fundo. “Estamos muito entusiasmados com todo esse processo, porque sabemos da importância do Aeroporto para a região e para o Estado como um todo. O Rio Grande do Sul concentra o maior número de linhas aéreas da Azul e, sem dúvida, Passo Fundo está nos nossos planos”, confirmou ele, destacando que a perspectiva da empresa é oferecer, a partir da liberação das operações, três voos diários partindo do Lauro Kortz, incluindo a rota Passo Fundo / Florianópolis. ";Queremos disponibilizar um voo diário com esta linha, que é uma demanda manifestada pela região";.

Foto: Michel Sanderi

Atualizado em 27 de outubro de 2021.