Café com Emprego no dia 14 de outubro

Café Com Emprego será realizado pela Prefeitura na próxima semana

No dia 14 de outubro, a Prefeitura de Passo Fundo realizará a segunda edição do programa Café Com Emprego. A iniciativa busca conectar pessoas que estão precisando de uma oportunidade no mercado de trabalho a empresas que possuem vagas abertas. O encontro acontecerá no Clube Juvenil, das 8h às 14h.

A primeira edição foi concretizada em agosto e resultou na contratação de maIs de 150 pessoas, em empresas de diversos segmentos. De acordo com o prefeito Pedro Almeida, essa segunda edição terá como foco os setores do comércio e da prestação de serviços. “São áreas importantes e que movimentam bastante a nossa economia, sobretudo, neste período do ano em que aumentam as contratações para atender à demanda do consumo que se estabelece”, analisou.

O prefeito destacou que, além de empregar pessoas, o objetivo é permitir que as empresas participantes e apoiadoras do Café possam construir um banco de dados e talentos, ampliando as relações com a comunidade. “Observamos essa dinâmica durante a primeira edição e consideramos isso importante. As empresas se aproximaram da comunidade, conseguiram estabelecer vínculos e também contribuíram para um diagnóstico que vai nos auxiliar na construção de outras ações, como a Escola das Profissões”, afirmou.

O Café com Emprego é uma das principais ações do programa Acelera Passo Fundo, desenvolvido pelo governo municipal para estimular a economia. Os eixos do programa, sobretudo, fortalecem a atuação de empresas e geram emprego e renda aos passo-fundenses.

Imigrantes e PCD’s

A segunda edição do Café com Emprego terá atendimento específico para imigrantes. O secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Diorges Oliveira, enfatizou que, a partir da atenção a essa população, a Prefeitura pretende oportunizar quem trabalha na informalidade a ter um trabalho com carteira assinada e direitos assegurados. “Será uma ação diferenciada, construída em parceria com as associações e grupos que representam os imigrantes no município. É uma alternativa que a Prefeitura está trabalhando com foco na inclusão social e na cidadania destas pessoas, inserindo elas no mercado formal de trabalho”, relatou.

Ainda, em parceria com a agência do FGTAS/Sine Passo Fundo, haverá recrutamento de Pessoas com Deficiências (PCD’s), ampliando a proposta de inclusão que contempla esta segunda edição da iniciativa.

CRAS ajudam na confecção de currículos

Durante o Café Com Emprego, os participantes terão de disponibilizar o seu currículo às empresas. A secretária-adjunta de Cidadania e Assistência Social, Elenir Chapuis, explica a importância do documento de apresentação. “O currículo tem a função de apresentar o profissional a partir dos dados e experiências profissionais. É uma leitura do profissional que vai levar o profissional até a entrevista”, considerou.

Elenir oferece dicas para a formatação do currículo. “Ele não precisa ser longo nem conter foto. O trabalhador deve inserir seus dados pessoais e profissionais, com informações objetivas, claras e verdadeiras, e especificar a vaga pretendida. O primeiro passo é colocar nome, telefone e e-mail. O segundo é fazer uma apresentação sobre a área de atuação e habilidades, como facilidade de interação, trabalho em equipe, desenvolvimento de projetos e programas. O terceiro é relatar as experiências profissionais mais importantes, a partir da mais recente. A quarta etapa é inserir a instrução adquirida, como ensino regular, graduação, cursos, etc. Após isso e de forma opcional, é possível colocar interesses”, elencou.

Para ajudar quem vai participar do Café Com Emprego, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) estão confeccionando currículos. Pessoas interessadas e que estão com dificuldades para a elaboração da sua apresentação poderão procurar uma das unidades para preencher o documento.

Atualizado em 8 de outubro de 2021.