Trevos de acesso a Passo Fundo

Prefeitura reivindica atenção do Estado às obras nos trevos de acesso ao município

Durante esta segunda-feira (04), os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, de Planejamento e de Gestão, Diorges Oliveira, Giezi Schneider e Dailon Barp, respectivamente, reuniram-se com as equipes técnicas e os diretores do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (DAER), em Porto Alegre, para tratar da viabilidade de elaboração dos projetos de remodelação de trevos de acesso ao Município, dois deles através do programa Avançar RS.

De acordo com Oliveira, a inclusão dos trevos de acesso aos bairros Nenê Graeff e Santa Marta no programa Avançar RS, lançado recentemente pelo Governo do Estado, já foi discutida pela Prefeitura com o governo gaúcho anteriormente. “Fomos até o DAER para darmos prosseguimento às tratativas. Tivemos uma boa reunião com a área técnica e com a direção do Departamento e, a partir deste encontro, aguardamos uma resposta para a construção de um convênio que torne possível a elaboração do projeto de remodelação destes dois locais”, argumentou ele.

Ainda conforme o secretário, a comitiva também tratou da formalização de parcerias público-privadas com o Estado que viabilizem a realização de obras em outros trevos de acesso a Passo Fundo. Um deles, o de entroncamento na ERS 135, em frente ao Centro de Distribuição da JR Comércio de Cimentos, está em análise para concessão de área, permitindo que possam ser realizadas modificações.

Outro tema abordado foi a inclusão do trevo de acesso ao Gran Palazzo e a AmBev no Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (PIAA), que prevê a formalização de parcerias com o Estado na viabilização de obras em trechos de rodovias estaduais, que é o caso deste trevo”, explicou Oliveira.

Para ele, além de avançar na discussão sobre as obras em dois dos trevos de grande volume de tráfego em Passo Fundo, a reunião foi importante para aproximar a Prefeitura e os empresários do governo gaúcho. O diálogo, reforçou o secretário, também foi acompanhado pelo deputado estadual, Mateus Wesp. ";O deputado Wesp tem nos auxiliado neste processo junto ao Estado, fortalecendo nossa demanda e articulando estes avanços";, destacou o secretário.

Foto: Leonardo Rosa

Atualizado em 5 de outubro de 2021.