Retomada da economia

“Cobertura vacinal e Acelera Passo Fundo estão promovendo a retomada da economia”, afirma prefeito

De janeiro a agosto deste ano, o número de contratações com carteira assinada foi maior do que o das demissões em Passo Fundo, conforme dados divulgados nesta semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Nestes oito meses, foram contratados um total de 22.369 trabalhadores, enquanto 19.322 perderam seus postos de trabalho. Em agosto, os números acompanham a média histórica do ano e o saldo entre contratações e demissões é positivo: foram 555 vagas criadas nas áreas da indústria, construção civil, agronegócio, comércio e serviços.

Para o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, os indicadores mostram um aquecimento da economia e permitem afirmar que há uma retomada gradual do desenvolvimento econômico do município. “Estamos otimistas com o cenário, trabalhando muito para garantir que as ações da Prefeitura sejam indutoras do crescimento e da geração de emprego e renda”, argumenta ele, comentando que as ações do programa Acelera Passo Fundo, lançado pela Administração em janeiro, e a ampliação da cobertura vacinal são dois fatores que, somados, estão permitindo que haja uma maior expansão dos setores produtivos, comerciais e de serviços.

De acordo com Pedro, o saldo positivo de 3.047 vagas de trabalho criadas desde janeiro revelam que há possibilidade de promover ainda mais avanços para garantir novos postos de trabalho. “E o Acelera Passo Fundo é, certamente, um dos vetores disso. Nos dedicamos a facilitar e a agilizar os serviços administrativos internos, reduzir a burocracia e aproximar a estrutura da Prefeitura de todos os empresários, criando um cenário de facilitação para quem quer investir na cidade”, analisa o prefeito.

Eixos estruturantes
Na opinião do secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, o Acelera Passo Fundo tem estabelecido uma relação de proximidade com o empresariado, aberto novas frentes de atração de investimentos e trabalhado com foco na evolução de diversos processos internos. “Alguns resultados desse esforço da Administração começam a se tornarem efetivos, como este saldo positivo de contratações apresentado pelo CAGED”, destaca Oliveira.

Oliveira também acredita que a atuação da Secretaria Municipal de Saúde no enfrentamento da pandemia e a cobertura vacinal em Passo Fundo são fatores importantes para compreender estes números. “A vacinação é fundamental para a segurança sanitária de toda a população e os seus reflexos se dão, inclusive, na geração de empregos. As empresas precisam também de estabilidade nesta área para conseguirem contratar novos profissionais. E estamos observando isso ocorrer”, observa.

Para o secretário, eixos como o Mutirão de Liberação de Obras, o Alvará On-Line, o Obra Fácil e o Escritório de Captação de Recursos, por exemplo, são fundamentais para acelerar a retomada do desenvolvimento econômico. “Estas iniciativas se traduzem em ações concretas para atender as demandas de uma economia diversificada como a nossa, em que setores como a construção civil e o agronegócio, além da indústria, do comércio e dos serviços, se mostram essenciais”, declara ele, citando os mais de 1.900 processos liberados pelo Mutirão de Obras e os empreendimentos capitaneados pelo Escritório de Projetos Especiais.

Vagas de trabalho
O secretário também afirma que, para além da desburocratização dos serviços administrativos da Prefeitura, o Acelera Passo Fundo movimenta a economia de uma forma geral. “As obras liberadas com mais agilidade também acabam incentivando novas contratações, além da compra de insumos e materiais de construção, fomentando o setor como um todo”, reitera Oliveira, complementando que a Secretaria de Inovação e Captação de Recursos também cumpre papel importante, pois viabiliza projetos estratégicos no município visando a geração de emprego e renda.

Café com Emprego
Em agosto, na primeira edição do Café com Emprego, uma das ações do Acelera Passo Fundo, mais de 150 pessoas foram contratadas por empresas de diferentes setores do município. Em outubro, a Prefeitura está organizando a sua edição da atividade. “Vai ser no dia 14, novamente no Clube Juvenil, com foco agora nos setores do Comércio e Serviços, que tendem a ampliar as suas contratações agora no final de ano em razão do aumento do consumo nesta época do ano. Queremos, mais uma vez, facilitar o diálogo e o relacionamento entre as empresas que estão com vagas em aberto e as pessoas que estão em busca de trabalho”, reforça Oliveira.

Foto: Diogo Zanatta

Atualizado em 30 de setembro de 2021.