Italac Alimentos confirma vinda para Passo Fundo

Italac Alimentos confirma vinda para Passo Fundo

Com a confirmação da vinda da empresa de laticínios Italac Alimentos Ltda, concretiza-se uma das grandes aspirações de desenvolvimento de Passo Fundo, após disputar várias empresas do ramo de laticínios com outras cidades da região.
A Italac Alimentos, tem sede no estado de Goiás e conta com unidades voltadas para produção em quatro estados: Góias, Minas Gerais, Pará e Rondônia e unidades de distribuição em São Paulo (SP) e Manaus (AM). A empresa instalar-se-á no município e estará operando já em 2008. A filial de Passo Fundo irá atender um mercado novo para a empresa, além do Rio Grande do Sul a unidade de Passo Fundo, irá fornecer produtos para os estados de Santa Catarina e Paraná.
Depois de mais de oito meses e muitas negociações entre o poder público municipal e os proprietários da empresa, nesta segunda-feira (14/05) o sócio-diretor da empresa, Márcio Teixeira, confirmou a instalação de uma filial da Italac Alimentos em Passo Fundo, em um telefonema para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudemir Bragagnolo. Na conversa ficou definido que quarta-feira (16/05), o prefeito Airton Dipp e o secretário Braga, estarão na cidade de São Paulo, onde a empresa Italac Alimentos, estará participando da 23° Congresso de Gestão e Feria Internacional de Supermercados, organizado pela ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), onde será assinado o Protocolo de Intenções entre a empresa e o município. Nesse encontro será apresentado o projeto para instalação da futura filial da empresa em Passo Fundo.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Claudemir Bragagnolo, está visita é importante, pois além do protocolo de intenções, serão definidos alguns detalhes e será a oportunidade de conhecer a empresa e os projetos que já estão prontos para a unidade de Passo Fundo.
Na semana passada, o responsável pela captação de leite da empresa, Celso Pozza, e o engenheiro Agrônomo responsável pela área de fomento Armindo Neto, estiveram em Passo Fundo e região, mapeando a produção de leite. A intenção dos diretores da Italac, era ter certeza que a região, comportaria mais uma indústria de laticínios. Ao retornar com dados concretos sobre a bacia leiteira da região, os proprietários da empresa, através de Márcio Teixeira, confirmaram a instalação em Passo Fundo.
Para Braga, a empresa confirmou a vinda para Passo Fundo, somente depois de ter certeza que teriam matéria prima (leite) para desenvolver seus projetos. Foi importante a vinda dos técnicos da empresa, pois mapearam a produção de leite da região e levaram dados técnicos da bacia leiteira. Braga salientou ainda, que a mobilização das entidades e produtores de leite, na reunião, ocorrida semana passada, foi importante para as negociações. “A região mostrou que a empresa será bem vinda e terá total apoio da comunidade, isso mostrou a união de todos para projetos importantes como este, não só para Passo Fundo, mas para a região”.
Na primeira etapa a Italac Alimentos projeta investir 20 milhões de reais, gerando 150 empregos diretos e aproximadamente mil indiretos, entre produtores, transportadores, comércio e serviços ligados ao agronegócio. Inicialmente a indústria terá capacidade de produção para 300.000 litros/dia. Nesta primeira etapa pretende-se trabalhar com leite tipo longa vida, já que hoje a empresa esta liderando, a venda deste produto em São Paulo.
O projeto de instalação prevê três etapas, e um total de 62 milhões reais de investimentos. Na primeira etapa será construída a usina de beneficiamento, após estar em pleno funcionamento, a Italac já tem projetos para ampliação e diversificação de sua linha de produção. Na segunda etapa está previsto a ampliação da usina, para a instalação de uma linha de produção de creme de leite UHT e leite aromatizado. Já na terceira etapa será construída uma fábrica de leite em pó e leite condensado.
A segunda e terceira etapa serão implementadas de acordo com o funcionamento da unidade e da expansão da bacia leiteira de Passo Fundo e região, pois a empresa pretende trabalhar com 1 milhão de litros/dia de leite.

Distrito Industrial Paulo Rossatto

A área que será concedida pelo município a empresa já está definida, e a Italac Alimentos será a primeira empresa a se instalar no Distrito Industrial Logístico Paulo Rossato, que foi adquirido este ano pelo poder público.
Para Braga, a localização da empresa foi definida de acordo com o projeto, e mostrou que foi um investimento importante a aquisição da área do novo Distrito Industrial Logístico Paulo Rossato.
Com a assinatura do Protocolo de Intenções entre o município e a empresa, nos próximos dias deverá ser enviado projeto de lei, para a Câmara de Vereadores, para apreciação e votação do poder legislativo, sobre a concessão de incentivos a Italac Alimentos.
O secretário Braga ressalta que haverá apoio do poder legislativo, pois os vereadores têm mostrado grande presteza e agilidade nos processos de industrialização enviados pela secretaria.
Braga afirma que com a confirmação da vinda da Italac, Passo Fundo se consolida cada vez mais como cidade pólo regional, e mostra que tem estrutura e está aberta para grandes investimento como será o da Italac Alimentos.

Histórico da empresa

A Italac iniciou suas atividades em janeiro de 1994, com uma fábrica no município de Itapaci, estado de Góias. No mesmo ano inaugurou mais uma unidade no município de Jaru, Rondônia, inicialmente produzindo queijo tipo mussarela, e já no mesmo ano lançava outros produtos: queijo parmesão ralado, queijo provolone, manteiga e outros queijos.
Em junho de 1998, entrou no mercado de leite fluido lançando o Leite Longa Vida Italac nas versões integral, desnatado e semi desnatado, com produção na unidade de Corumbaíba, Góias.
Em 2002 ampliou sua linha de produtos em embalagens longa vida, quando foram lançados os achocolotados Italac, creme de leite Italac e Bonville.
Nova ampliação na linha de produtos ocorreu em 2006, quando foram lançados no mercado o leite em pó Italac, nas versões integral e desnatado e o leite condensado Italac.
Atualmente a Italac conta com unidades voltadas para produção em quatro estados: Góias, Minas Gerais, Pará e Rondônia e unidades de distribuição em São Paulo (SP) e Manaus (AM).


Área onde empresa deve se instalar no Distrito Industrial Logístico Paulo Rossato

Foto: Divulgação

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 15 de maio de 2007.