Seminário sobre Alternativas para Desenvolvimento: É momento de coordenar políti
Representantes de vários municípios da região estiveram no dia de ontem (05/08), no Teagtro Múcio de Castro, para participar do I Seminário Regional de Alternativas para o Desenvolvimento. A iniciativa da SDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), teve a participação da ACISA e ADES, com apoio da UPF, Banco do Brasil e Parceria – Tecnologia em Software de gestão empresarial.
O prefeito de Passo Fundo, Airton Dipp, o presidente da Câmara, Valdir Mendes e o secretário da SDE, Marcos Cittolin estiveram apresentes na abertura do seminário, recebendo gestores públicos de vários municípios da região, que participam das festividades do 148º aniversário do município de Passo Fundo.
Os debates foram abertos com a palestra proferida pelo diretor da Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis da UPF, Marco Antonio Montoya, que falou sobre a Contextualização Econômica Regional. Montoya destacou que “a nova estratégia de desenvolvimento exige integração regional de ações para estabelecermos novas matrizes produtivas”. O momento exige superação dos conceitos bairristas e meramente municipalistas, “em favor de cooperação em políticas municipais mais abrangentes em integração regional”, destacou Montoya que considera a importância da liderança de Passo Fundo para mobilização neste sentido.
Na parte da tarde foram ouvidos o engº Wilson Ghinatti, especialista em logística, que abordou a sobre a Logística e Desenvolvimento Econômico. Outros palestrantes da tarde foram: Tiago Simon, diretor do SEDAI, que falou sobre Redes de Cooperação e o arqº Takashi Yamauchi, consultor do sistema de Apoio Institucional, que abordou tema sobre o “Terceiro Setor como Alavanca do Desenvolvimento”.