Prefeito Dipp apresenta projetos de desenvolvimento
Os projetos para o desenvolvimento de Passo Fundo foram apresentados às lideranças empresariais do município, em reunião-almoço promovido pela CDL e ACISA. O prefeito Airton Dipp fez a apresentação das políticas de sua administração direcionadas ao incentivo empresarial, com os projetos de geração de emprego e renda, am três etapas. No primeiro momento o prefeito relatou as ações mais genéricas relacionadas com a área do desenvolvimento e o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico Marcos Cittolin versou sobre questões pontuais dos projetos que estão afetos à sua pasta. O terceiro momento foi a apresentação de um vídeo institucional sobre Passo Fundo para mostrar aos segmentos produtivos do país para estimular investimentos para o município e região.
Dipp reportou-se à proposta inicial de seu governo, conforme plano de governo apresentado durante a campanha eleitoral, discutido com entidades e associações. Nesse rumo destacou as três prioridades de governo: geração de renda e emprego, educação e saúde. “Nesses sete meses à frente do executivo municipal temos concentrado nossas ações nesses três segmentos, não nos esquecendo das demais atividades que também devem atender aos anseios da comunidade. Mas, ressaltou Dipp, concentrando os poucos recursos da prefeitura, nestas três prioridades”.
Reafirmou o propósito de governar o município com diálogo. Na área da educação destacou o projeto da Escola Federal profissionalizante. Revelou-se otimista quanto ao objetivo traçado. Neste sentido foram mantidas três audiências com o ministro da educação Tarso Genro, “e o processo não sofrerá nenhum tipo de descontinuidade”, asseverou Dipp. Anunciou que a habilitação está sendo apresentada juntamente coma Universidade Federal de Pelotas, e passou por dados fornecidos pela UPF, o que permite manter expectativa otimista em relação à primeira etapa com instalação de extensão da Universidade Federal de Pelotas em Passo Fundo. O plano prevê a segundo etapa com escola federal definitivamente instalada em nossa cidade. Esta e outras ações passam por período de maturação, a médio longo prazo, e dependem de afinidade técnica e política para concretizar resultados. Anunciou o projeto no Programa de Arrendamento Familiar. As primeiras 320 unidades habitacionais terão o convênio assinado na próxima quinta-feira. Serão dois empreendimentos: um no Bairro Planaltina e outro no Boqueirão. Cada um dos bairros terá 160 unidades na primeira etapa e, na segunda etapa totalizarão 720 unidades em Passo Fundo. O investimento deverá incrementar significativamente a construção civil.
Na área de turismo a administração trabalha a busca de financiamento para efetivação das águas termais. Atuam neste sentido a FUNZOCTUR e CODEPAS, em parceria com a iniciativa privada, na área da Roselândia, criando-se uma diversificação na matriz produtiva.
O secretário Marcos Cittolin afirmou que a estrutura de Passo Fundo é atrativo construído ao longo do tempo, destinado a empreendimentos, “o que é feito pelos empresários”, destacou Cittolin. Ao comentar sobre os poucos recursos da SDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), explicou que esta atua em forma de parceria, com o orçamento que tem, porque não precisa substituir ninguém, uma vez que os recursos estão ao alcance nas instituições já existentes. Neste sentido tratou sobre projetos destinados a mexer com a cadeia produtiva. Frisou que vem sendo apresentado Passo Fundo como pólo de um mercado regional, uma cidade que precisa mostrar-se estrategicamente. Citou que Passo Fundo tem na pessoa do prefeito Dipp uma boa referência perante os poderes do estado e do país, facilitando o trabalho de apresentação de Passo Fundo. Na nova sede da SDE está sendo instalado espaço para difundir o potencial empresarial do município, como estrutura de promoção, o Salão do Empreendedor. Apresentou o projeto sobre o Distrito Industrial Vocacionado e respectivos apoios técnicos, especialmente da UPF. Cittolin discorreu sobre os projetos em andamento, como a indústria para a cadeia de biodiesel, o pólo tecnológico de informática, o gás veicular (GNV) e as novas áreas apontadas pelos estudos da UPF, feitos por iniciativa da ACISA. Frisou que todos os projetos são compreendidos numa visão de cooperação entre poder público e iniciativa privada.
Em seguida foi apresentado o vídeo promocional do município. O prefeito fez, ainda, entrega do novo folder sobre as potencialidades de passo Fundo, uma produção desenvolvida pela SDE que está circulando nos meios empresariais e promove a cidade com o fim de acolher investimentos.
A palestra do prefeito Airton Dipp e do secretário Marcos Cittolin foi prestigiada pela expressiva presença de empresários e prestadores de serviço de passo Fundo que lotaram as dependências do Clube Comercial no dia de e ontem.