Com apoio da Prefeitura, Passo Fundo sedia encontro estadual de Desenvolvimento Econômico

A aproximação das lideranças municipais para compartilhar práticas em desenvolvimento econômico e o fortalecimento das secretarias de desenvolvimento econômico nos municípios são os objetivos centrais do Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico. O evento, que foi aberto nesta quarta-feira em Passo Fundo, é um espaço de articulação, capacitação e troca de experiências. Doze estados brasileiros já tiveram seus fóruns constituídos.
A Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com o SEBRAE e a Frente Nacional de Prefeitos, está promovendo debates, painéis e discussões sobre o tema nessa quarta-feira (17) e quinta-feira (18), no Gran Palazzo. Prefeitos e secretários de desenvolvimento têm espaço para expor ideias que possam ser aplicadas em busca de melhorias no ambiente legal para o Microempreendedor Individual, as microempresas, as empresas de pequeno porte e o desenvolvimento de ações para o fortalecimento da econômica local.
O prefeito Luciano Azevedo destacou as dificuldades econômicas enfrentadas pelos municípios brasileiros e citou como discussões como as promovidas por esse encontro podem contribuir para melhorar os cenários locais. “Questões reais e práticas da vida das pessoas podem ser sanadas com organização política e desenvolvimento econômico”, disse Luciano. Ele citou investimentos que administração municipal está fazendo nas empresas. “Temos apoiado as empresas locais com uma forma diferenciada de execução, sendo facilitadores e não financiadores e otimizando os recursos da Prefeitura”, enfatizou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Carlos Eduardo Lopes da Silva, membro da Comissão Executiva Nacional, agradeceu a presença de todos e destacou a importância do evento. “Objetivo é interiorizar essas ações e levar a pauta a frente, além de nortear as políticas públicas para o desenvolvimento econômico”, destacou o secretário.
Para o diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, o evento tem valor extraordinário. “O tempo do isolamento passou, o mundo mudou e precisamos mudar também os paradigmas. É o momento de discutir novas opções e avaliar. Sem desenvolvimento econômico, não tem geração de empregos e rendas, não há prosperidade”, afirmou.
Foto – Fabíola Hauch
- Evento segue durante esta quinta-feira (18)