Em mais uma edição do Café com Emprego, Prefeitura e empresas disponibilizaram 800 vagas

A sexta edição do evento foi realizada nesta quarta-feira (17), no Clube Comercial, conectando pessoas em busca de uma oportunidade de trabalho a cerca de 30 empresas e entidades parceiras da iniciativa

Nesta quarta-feira (17), a Prefeitura de Passo Fundo realizou mais uma edição do programa Café com Emprego. A iniciativa conecta pessoas que querem ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho a empresas com vagas disponíveis. Foram oferecidas 600 oportunidades, em cerca de 30 empresas e entidades, além de 200 vagas para estágio, jovem aprendiz e Pessoas com Deficiência.

A sexta edição aconteceu no Clube Comercial, das 8h às 14h. Priscila de Oliveira foi uma das 700 pessoas que estiveram no local para apresentar o seu currículo. “É a primeira vez que eu participo. Vim em busca de uma oportunidade específica, no setor administrativo. Conversei com três empresas e espero que, em breve, o meu telefone toque”, contou.

O prefeito Pedro Almeida participou do evento e reafirmou o compromisso da gestão municipal com a geração de emprego e renda para os passo-fundenses. “O Café com o Emprego é um programa de governo que se tornou uma marca de Passo Fundo, difundida em outros municípios do Estado. Queremos que as boas práticas políticas sejam levadas adiante. Estamos construindo uma cidade que é exemplo e que se destaca quando o assunto é oportunidade para as pessoas”, disse, enfatizando que mais de 800 pessoas já foram contratadas a partir do programa.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, destacou que Passo Fundo segue, por dois anos consecutivos, sendo o quarto município do Rio Grande do Sul que mais emprega. O dado evidencia o êxito dos incentivos à economia por meio de programas como o Acelera, Passo Fundo e o Café com Emprego. “As empresas continuam crescendo e procurando profissionais. Ao mesmo tempo, temos pessoas em busca de emprego. Por isso, o Café com Emprego é uma política pública efetiva, que aproxima essas pessoas das empresas”, afirmou.

Durante o evento, receberam uma menção a três empresas que mais contrataram pelo Café com Emprego: a Kuhn, a JBS e a Grazziotin. “Em nome dessas empresas, queremos fazer um agradecimento a todas as empresas e entidades parceiras, que entenderam e apoiaram a nossa proposta. Agradecemos aos empresários que acreditam em Passo Fundo e fazem da cidade um centro de referência em todos os serviços, na Educação, na Saúde e no Desenvolvimento Econômico”, considerou o prefeito.

Antônio Nunes é um dos colaboradores da Kuhn e uma das primeiras pessoas contratadas através do programa Café com Emprego da Prefeitura. Ele compareceu ao evento para compartilhar a sua experiência. “Quero parabenizar os idealizadores desta grande ação, que vem movimentando a cidade e a economia, e mostrar que o desenvolvimento econômico depende de todos nós que estamos aqui, empresas e trabalhadores”, salientou.

Escola das Profissões

Um dos estandes mantidos pela Prefeitura no Café com Emprego é o da Escola das Profissões. Neste espaço, são apresentados os cursos profissionalizantes gratuitos, criados para promover a capacitação profissional e ampliar as chances de os passo-fundenses ingressarem no mercado de trabalho.

O prefeito Pedro Almeida lembrou que o programa de qualificação foi articulado logo após a primeira edição do Café com Emprego, tendo em vista a necessidade de preparar as pessoas para ocuparem as vagas disponíveis nas empresas, e implementado em agosto de 2022. Desde então, mais de 2,2 mil profissionais passaram por lá ou estão realizando os cursos. “Oferecemos cursos gratuitos em diversas áreas, em serviços, na indústria e na tecnologia, pensando tanto em qualificar as pessoas para que elas tenham o perfil requerido pelas empresas quanto em formar os jovens que vão assumir os desafios do futuro. Passo Fundo também aposta na Educação”, avaliou.

Foto: Michel Sanderi