Prefeitura incentiva alunos da Escola das Profissões a terem seus próprios negócios

Em uma iniciativa promovida pela Prefeitura e que teve a parceria de entidades, alunos que concluíram a formação gratuita receberam um kit de trabalho para que iniciem a sua trajetória profissional. Nesta etapa, serão contemplados profissionais da área de Estética

Oferecer oportunidades para que as pessoas se emancipem a partir do trabalho: esse é o principal objetivo da Escola das profissões, programa da Prefeitura de Passo Fundo que iniciou em agosto deste ano e já disponibilizou 39 cursos gratuitos em diversas áreas. A fim de apoiar os profissionais que concluíram o processo de qualificação no início de sua trajetória, o Município, em parceria com entidades, está promovendo a entrega de kits de trabalho. O primeiro ato foi realizado na manhã desta quarta-feira (14) para seis profissionais da Estética que se destacaram.

O prefeito, Pedro Almeida, considerou que a iniciativa reafirma o compromisso de Passo Fundo com a criação de oportunidades ao mesmo tempo em que oferece ferramentas para o início da carreira profissional. “Estamos reconhecendo o esforço e da dedicação destas pessoas. Nós oportunizamos os cursos e elas foram em busca para crescer, se aperfeiçoar. É um recado claro sobre o que queremos com a Escola das Profissões e queremos que estes profissionais sejam exemplo para outras pessoas”, afirmou.

A primeira entrega contou com o Lions Clube e a Loja Maçônica Concórdia do Sul, entidades que contabilizam anos de ações sociais e de incentivo ao trabalho. Representando o Lions Clube, o ex-governador do LD-7 Carlos Buller enfatizou que a importância do ato. “Em Passo Fundo, o Lions conta com seis clubes e o Hospital de Olhos. Cada um com suas atividades, mas todos unidos para ajudar. Desde 1995, temos a Escola do Vestuário e já formamos mais de mil costureiras. É muito bom ver que a Administração Municipal vem aprimorando a capacitação e construindo um futuro melhor. Parabéns às pessoas que aproveitaram esta oportunidade”, disse.

Em nome da Loja Maçônica Concórdia do Sul, Agenor Castelli salientou que a entidade acredita no trabalho como meio de transformação. “O emprego, assim como defende o prefeito, é a melhor política social. Estamos dispostos a ajudar sempre em causas importantes como esta”, pontuou.

Cézar Chagas recebeu um kit de materiais que vai dar as condições para que comece a sua jornada profissional. Ele fez o curso de barbearia e já organizou um local, no bairro São José, para atender os clientes. “Os cursos nos dão autonomia e a possibilidade de empreender. Eu já estou trabalhando e utilizando a garagem de casa para atender. Agradeço muito a oportunidade de receber os materiais”, comentou.

Escola das Profissões contabiliza mais de mil alunos
Mais de 70 turmas, de 39 cursos, foram abertas na Escola das Profissões desde agosto. Na semana passada, em uma cerimônia no CTG Lalau Miranda, mais de 800 pessoas receberam o certificado de conclusão dos cursos realizados. Outras 200 seguem o processo de capacitação até o fim do ano. “Tem muito profissional qualificado saindo da Escola das Profissões. Nós precisamos colocá-los também em contato com novas oportunidades de trabalho e emprego. Por isso, confiamos muito nesta parceria com as entidades e os clubes de serviço”, argumentou o prefeito.

O ato desta quarta-feira (14) marca o início oficial da parceria. A partir de 2023, a Prefeitura trabalhará para ampliar a proposta e levar a mais profissionais que passaram pela Escola das Profissões as ferramentas de trabalho.

Foto: Michel Sanderi