Escola das Profissões: cursos promovem inclusão e novas oportunidades de acesso ao mercado de trabalho

Com cursos nas áreas de estética e beleza, culinária, gastronomia e atenção ao idoso e à criança, programa da Prefeitura está trabalhando a qualificação dos passo-fundenses para aumentar a geração de emprego no município

Ação concreta da Prefeitura de Passo Fundo para atender a crescente demanda por qualificação profissional no município, a Escola das Profissões tem se constituído como um espaço de inclusão social e promoção do acesso ao mercado de trabalho. Com 32 cursos sendo realizados em duas estações – nas faculdades Anhanguera e Ideau –, o programa já está atendendo a cerca de 600 pessoas, em 35 turmas nas áreas da estética e beleza, culinária, gastronomia e atenção ao idoso e à criança, além da parceria com o Senai nos cursos do setor metalmecânico.

O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, participou, nesta semana, das aulas nos cursos de Cuidador de Idosos e de Doces e Salgados, conversando com as participantes sobre o andamento das atividades e os processos de aprendizagem. “A Escola das Profissões surge em paralelo a outro programa do governo municipal, que é o Café com Emprego. Ali, nós identificamos que muitas das vagas abertas pelas empresas necessitam de pessoas com qualificação. Então, pensamos nesse projeto mais amplo que é a formação profissional e o acesso ao mercado de trabalho”, disse Pedro.

Uma das alunas que participou do curso de Cuidador de Idosos, Lorena Grosseli contou que já tinha experiências na área, mas para procurar emprego em clínicas geriátricas e casas de repouso era preciso apresentar um diploma ou certificado de capacitação. “Eu tentei por muito tempo, mas todos os cursos eram muito caros. Quando eu fiquei sabendo que a Prefeitura daria esta formação de graça, fiz logo minha inscrição. Estou realizando um sonho de mais de 20 anos”, relatou ela, avaliando de forma positiva a estrutura da Escola das Profissões. “As pessoas costumam achar que porque algo é graça, não tem qualidade. Mas, é muito ao contrário. Os professores aqui são ótimos, os conteúdos muito atuais e o cuidado da equipe com a gente é fundamental. Só tenho a agradecer”.

Colega de Lorena, a Kelly Rodrigues fez o curso porque teve na família uma experiência relativa ao cuidado com o idoso. “Quando minha mãe adoeceu, não tinha a quem recorrer. Eu cuidei dela e acabei gostando dessa atividade. Afeto e carinho são importantes, mas a técnica também é. Aqui na Escola das Profissões a gente aprendeu tudo isso”, elogiou.

Auxílio para empreender
No laboratório que reproduz uma cozinha doméstica, a turma do curso de Doces e Salgados produzia massas para bolos e doces diversos. Em cada estação de trabalho, as alunas comentavam suas experiências e desejos profissionais. Uma delas, a Grasieli Carvalho, produz tortas em sua casa para comercializar. Ela também faz parte de outro programa da Prefeitura, o Meu Bebê, Meu Tesouro, que presta atendimentos e o acompanhamento às mães e aos bebês. “A produção de doces é uma boa fonte de renda para mim, que precisa trabalhar em casa. Tenho uma filha pequena, estou grávida e não tenho condições de trabalhar fora por questões de saúde. Então, aprender mais sobre novos tipos de doces é importante”, falou.

Junto com os cursos de capacitação, a Prefeitura também facilitará a abertura dos cadastros para as pessoas que tiverem a intenção de se tornarem microempreendedores individuais. “Esses cursos tem o propósito de ampliar as oportunidades de acesso ao emprego, mas também podem estimular o empreendedorismo. Para facilitar o encaminhamento para as MEI’s, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está preparada para receber os alunos que concluírem as aulas e quiserem empreender”, antecipou o prefeito.

Profissionais do Futuro
Além destes eixos voltados para a capacitação das pessoas que já estão procurando emprego ou inseridas no mercado, a Escola das Profissões também terá iniciativas para os estudantes das escolas públicas, através do eixo “Profissionais do Futuro”. Nesta etapa da formação, os cursos serão desenvolvidos na sede do programa, próximo ao Largo da Literatura. “O prédio está sendo finalizado e, em breve, os laboratórios de tecnologia e as salas de aula serão estruturados para receber a comunidade escolar. Nosso objetivo é dar condições para jovens se conectarem aos empregos do futuro, todos bastante ligados à inovação”, explicou o prefeito.