Resultados do Café Com Emprego

Café Com Emprego da Prefeitura já colocou 300 pessoas no mercado de trabalho

O programa Café com Emprego, criado pela Prefeitura para conectar pessoas ao mercado de trabalho, já resultou na contratação de 300 pessoas por empresas parceiras da iniciativa. Enquanto mais de 150 participantes foram admitidos na primeira edição, cerca de 140 que estiveram presentes no segundo encontro, realizado em outubro, já estão com o contrato assinado.

O prefeito, Pedro Almeida, considera que esse foi um esforço da Prefeitura para conectar pessoas que estavam em busca de trabalho a vagas disponíveis, estimulando a geração de emprego e renda. “O Café Com Emprego nasceu dentro do programa Acelera Passo Fundo como uma alternativa em um cenário de pandemia que atingiu muitas famílias. É com alegria que estamos acompanhando essas contratações, que solidificam as oportunidades como mudanças na vida dessas pessoas”, enfatiza.

Francieli Moraes de Mello não foi somente contratada a partir do Café Com Emprego: ela está fazendo história na JR Comércio de Cimentos. A empresa, que contabiliza 26 anos de atuação, agora tem a sua primeira motorista de caminhão. “Meu sonho era ser motorista e as portas foram abertas. Agora, estou empregada e honrada por terem me selecionado”, conta ela.

Um dos sócios da empresa, Roberto Andreetta, destaca que o programa foi uma oportunidade para a empresa preencher vagas que estavam disponíveis e também qualificar o quadro de funcionários. “O Café Com Emprego nos proporcionou atender a uma demanda de vagas. Também tivemos a ideia de inovar e ter a primeira mulher motorista. Estamos muito felizes por esse avanço”, relata.

Atendimento específico para pessoas com deficiência e imigrantes

A segunda edição teve como foco os segmentos de comércio e serviço, tendo 22 empresas envolvidas. Outra novidade foi a disponibilização de um balcão específico para atendimento de pessoas com deficiência e imigrantes.

Foi lá que Emanuel Marroni Brum, de 21 anos, iniciou a sua trajetória profissional. Ele assinou o seu contrato de trabalho Cotrijal nesta sexta-feira (5) e, na próxima semana, passará a trabalhar no Viveiro da Cidadania da Apae. Conforme a mãe, Fátima Marroni, essa foi uma conquista para toda a família. “Aos 15 anos, o Emanuel apresentou sintomas de esquizofrenia. Diagnosticado e com medicação correta, acompanhado por psiquiatra e psicóloga, ele tem uma vida satisfatória. No término do Ensino Médio, tínhamos, como família, um desafio maior: encaminhá-lo para o mercado de trabalho. Devido à pandemia adiamos este objetivo. Neste ano de 2021, com a vacinação, foi possível retomarmos o nosso propósito e, por meio do Facebook da Prefeitura, soubemos da 2° edição do Café Com Emprego. Fomos bem recepcionados e acolhidos pela organização. Encaminharam-nos para o setor das instituições de atendimento especial. Conversamos com a assistente social da Apae e com Maria Carolina, da Cotrijal, a qual fez questão de ficar com o currículo do Emanuel. Somos gratos por essa oportunidade”, conta.

Mais edições pela frente

Em cada uma das edições do Café Com Emprego, passaram pelo Clube Juvenil, espaço que sedia evento da Prefeitura, mais de 1,1 mil pessoas. Os participantes receberam auxílio para a confecção dos seus currículos e puderam escolher as empresas para as quais eles seriam destinados. Enquanto aproximadamente 300 pessoas foram contratadas, muitas outras estão em processo de seleção.

O secretário de Desenvolvimento, Diorges Oliveira, considera que, devido aos resultados positivos do programa, novas edições estão sendo programadas para o próximo ano. “Esse é um programa que veio para ficar. É uma ação transformadora, com oportunidades de conexão. O nosso objetivo é promover três edições anuais, nos meses de abril, agosto e outubro”, adianta.

Atualizado em 5 de novembro de 2021.