Administração mostra obras na industrialização

A administração municipal Dipp/Corralo convidou jornalistas e lideranças da comunidade para visita a algumas obras que marcam o surto de desenvolvimento, a partir de investimentos de iniciativa da atual gestão pública. Durante a manhã de sábado, foram mostrados os trabalhos no distrito Industrial Paulo Rossato, onde a prefeitura, além da área para as obras da Italac, executa o serviço de terraplenagem a afim de facilitar o início das construções. As lideranças de bairros, imprensa, vereadores e os secretários municipais, explicaram detalhas sobre o trabalho de industrialização. O prefeito Dipp chamou atenção para a estratégia adotada em seu governo, mediante a aplicação de recursos de cinco milhões de reais na compra de máquinas e equipamentos para o setor de obras. Com isso Passo Fundo tornou-se capacitado a oferecer atendimento de forma diferenciada na infraestrutura, "o que constitui motivo de credibilidade perante as empresas que aqui querem instalar-se, e que precisam ver garantida a contrapartida do município para a o início das obras", explicou o prefeito.

A visita realizada, conduzindo de ônibus várias pessoas da comunidade, percorreu a área onde a prefeitura está concluindo terraplenagem para a edificação do projeto SEST/SENAT, que abrigará o atendimento a grande parte do estado, pelo Serviço Social do Transporte e Aprendizagem do Transporte em Passo Fundo. O investimento será de R$ 13 milhões, com mais de sete mil metros de área construída. O convite às lideranças comunitárias é mostrar os investimentos que a administração vem concentrando nos projetos de desenvolvimento.

Na visita às instalações da BSBIOS, o prefeito comentou os investimentos feitos pelo município, além da doação da área, que permitirá ampliação da fábrica de biodiesel. Atualmente a BSBIOS é a mais avançada fábrica do país, com a produção diária de 110 milhões de litros de biodiesel por ano. A próxima fase possibilitará que esmagamento de óleo seja feito diretamente na estrutura da empresa.

Na passagem pela vila Vera Cruz, o prefeito mostrou a área que será destinada ao novo habitacional para pessoas de baixa renda (até 1,5 salário), com 200 habitações. Destacou, também, que a legislação de incentivo destinada aos empreendedores, aprovada recentemente pela Câmara de Vereadores, permite que a municipalidade apóie as novas empresas.
Foram visitadas as dependência do CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica, que revolucionou a história de desenvolvimento profissionalizante, próximo ao patronato. A prefeitura fez vários investimentos na obra, acelerando a instalação da escola para atender pessoas carentes.

O deslocamento com representantes da comunidade em três ônibus da Codepas, no último sábado (1º/12) fez sua última escala no Bairro Zachia onde está em construção uma obra para atendimento de saúde, com custo de R$ 700 mil reais, suportados integralmente pelo município.

Com os novos investimentos, especialmente a BSBIOS e a fábrica Italac, o Produto Interno Bruto, industrial, de Passo Fundo deverá duplicar, na avaliação do prefeito Dipp. Ao final o prefeito agradeceu à imprensa, líderes de bairros e aos vereadores que acompanharam a explanação, mostrando que o governo municipal vem investindo firme nas obras de infraestrutura que servem para melhorar nossa economia e oferecer novos postos de trabalho, o “o que significa verdadeiro avanço social”, concluiu o prefeito Dipp.

Atualizado em 3 de dezembro de 2007.