Secretário destaca presteza nos projetos de industrialização

Secretário destaca presteza nos projetos de industrialização

A Câmara de Vereadores de Passo Fundo aprovou por unanimidade na sessão plenária de segunda-feira (28) a mensagem retificativa da lei que autoriza a escrituração dos imóveis recebidos da Capasemu. Com a aprovação desta lei, o município poderá ceder áreas para duas importantes empresas que se instalarão no município, a Uniquímica e a BSBios.
A Uniquímica trabalha com nutrição animal (avicultura e suinocultura), além de vitaminas, medicamentos veterinários e sanitizantes. Tem sua matriz em Diadema, São Paulo. Após procurar localização nos estados do Sul, nos dois últimos anos, escolheu Passo Fundo devido à estrutura de transporte, produção ligada à agropecuária e pelo acesso tecnológico.
A área cedida, de 30 hectares, está localizada no bairro Valinhos, e a instalação da indústria deverá ocorrer até novembro do próximo ano. Num primeiro momento serão gerados 150 empregos diretos, além de mexer diretamente com a cadeia produtiva do setor primário, processando cereais.
A empresa BSBios, que atualmente é a maior empresa da América Latina no processamento de óleos para o biodiesel, investirá no município R$ 40 milhões, gerando na primeira etapa 110 empregos diretos.
O município de Passo Fundo, que terá a primeira unidade da empresa no estado, será o maior produtor de biodiesel da América do Sul e atenderá 10% do mercado nacional. Com isso a cidade fará parte do Programa Nacional do Biodiesel.
A BSBios possui o Selo Combustível Social, o que isenta a empresa de parte do PIS/Cofins, mas trinta por cento da soja utilizada na produção deverá vir da agricultura familiar, esse processo será realizado através de cooperativas e associações de produtores rurais.
Os agricultores familiares que desejarem participar da cadeia produtiva do biodiesel terão à disposição, para o cultivo de oleaginosas, uma linha de crédito adicional do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Com isso, o produtor terá a possibilidade de gerar mais renda, sem deixar a atividade principal de plantio de alimentos. O limite de crédito e as condições do financiamento seguiram as mesmas regras do grupo do Pronaf no qual o agricultor estiver enquadrado.
O secretário do Desenvolvimento Econômico, Marcos Cittolin avaliou a importância estratégica da instalação das novas empresas em Passo Fundo como a grande oportunidade de transformação no perfil de desenvolvimento. Neste sentido, explica a agilização dos processos, que colocam a região numa posição de vanguarda.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 1 de dezembro de 2005.