Encontro une lideranças e poder público na disputa pela Nestlé
Com a finalidade de somar forças da comunidade na disputa pela instalação da filial da Nestlé em Passo Fundo, o prefeito Airton Dipp presidiu reunião, na última quarta-feira, na Faculdade de Economia da UPF. O encontro reuniu representantes de setores empresariais e serviços, especialmente ligados à agropecuária, a fim de formar uma comissão que represente os interesses do município. O prefeito informou aos líderes dos vários segmentos como vêm ocorrendo os contatos com a Nestlé e o governo do Estado do Rio Grande do Sul, sobre a possibilidade de instalação de uma unidade no município de Passo Fundo. “Neste momento decisivo queremos mobilizar toda a comunidade, pelas suas lideranças, para que possamos fazer encaminhamento conjunto em relação a essas tratativas”, sintetizou Dipp. Lembrou que, no primeiro momento, a habilitação do município junto à presidência do grupo era mantida com reservas de divulgação para que não viesse a frustrar os entendimentos. “Mas, como se tornou pública a movimentação no mesmo sentido em vários municípios, entendemos que é o momento de mobilizarmos também as forças vivas da comunidade, nessa etapa final de decisão por parte da Nestlé e também do governo estadual que tem influência na decisão sobre a localização da indústria”, justificou o chefe do executivo.
No encontro foram ouvidas sugestões das lideranças, todas se prontificando a colaborar diretamente neste esforço, a fim de tornar o apelo o mais forte possível. O secretário do Desenvolvimento Econômico do Município, Marcos Cittolin, encarregado de viabilizar o encontro com as lideranças, tem mantido contatos permanentes com a Nestlé, entregando em nome do prefeito, dossiês que destacam o potencial de Passo Fundo. As principais referências feitas dizem respeito à capacidade produtiva instalada da matéria-prima para o empreendimento, destacando que a região do Planalto Médio detém a maior produção de leite em relação a outras regiões do estado, com 17% do leite produzido no Rio Grande do Sul. Memorial técnico demonstra que as demais condições de infra-estrutura convergem no mesmo sentido, como o transporte ferroviário, rodoviário e aéreo, além das instituições de pesquisa da Embrapa e UPF que mantêm o Centro de pesquisa e extensão em alimentos, o curo de Engenharia de Alimentos e o respeitável complexo da Faculdade de Medicina Veterinária.
Na conclusão da reunião ficou delineado que a comunidade formará comissão representativa para defender a instalação da Nestlé em Passo Fundo, contando com representantes de diversos setores que indicarão nomes nos próximos dias. Esta comissão vai reforçar a pretensão de Passo Fundo, contando com ampla representação política estadual e federal: deputados federais Francisco Turra, e Beto Albuquerque, o secretário de meio Ambiente do Estado - Mauro Sparta, o presidente da Emater – Caio Rocha, e outros representantes políticos que possam aliar-se à causa de nosso município. Essa representação, com o poder público municipal (Câmara e Prefeitura), solicitarão audiência com o presidente da Nestlé e agendamento de visita a nossa cidade pelo presidente ou vice-presidente do grupo. Na reunião foi aprovada moção de apoio ao movimento para a instalação de filial da Nestlé em Passo Fundo.
Prefeito Dipp, vice-reitor da UPF Carlos Alberto Forcelini, presidente da ACISA, Jorge Morsch e o secretário Marcos Cittolin.