Prefeito visita Frangosul que amplia produção e oferece mais 400 empregos
O prefeito municipal Airton Dipp foi informado oficialmente sobre a ampliação da Doux/Frangosul de Passo Fundo, em visita que fez à empresa em companhia do secretário de Desenvolvimento Econômico Marcos Cittolin. O gerente geral da indústria passo-fundense, José Valmir da Silva Pereira expôs detalhes sobre a oferta de novos postos de trabalho.
Na visita à empresa foi informado ao prefeito sobre o desempenho da unidade de Passo Fundo da Frangosul, destacada como a segunda maior empresa exportadora do estado do Rio Grande do Sul, conforme dados de 2004. Outro dado significativo indica que a Frangosul é a maior unidade do grupo Doux, que mantém relações de comércio e produção com 135 municípios do estado, o que representa interação com 1.250 produtores que trabalham com aviários.
A fábrica, em Passo Fundo, abate 380 mil aves por dia, e 90% da produção é destinada à exportação. A indústria emprega 2.800 pessoas na cidade, das quais 1.200 trabalham na sala de corte, que é uma das maiores do mundo. O prefeito visitou as dependências da empresa que atualmente está fazendo seleção de pessoal para suprir vagas abertas. Nesta seleção de pessoal a empresa está encontrando algumas dificuldades. Na oportunidade estiveram presentes, também, o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Alberi Paulo Ceolin, o presidente da Associação dos Criadores de Frangos, Valdir Pólo, e o vereador Rui Lorenzato (PT). A visita do prefeito serviu para discutir a oportunidade de ampliação de aviários no município, formando uma parceria entre poder público, estabelecimentos de crédito e a indústria Frangosul, interessada em desenvolver projetos no município. O secretário Marcos Cittolin, do Desenvolvimento Econômico, apresentou ao prefeito proposta para estabelecer metas para viabilizar instalação de aviários. Hoje, Passo Fundo conta com 28 aviários, mas o plano é deflagrar processo de expansão. A meta é instalar mais de 50 aviários no município, o que leva a Prefeitura a investir na estrutura viária. No mesmo sentido, explica o secretário Cittolin, a municipalidade vai atuar como indutor numa parceria que facilitará linhas de crédito junto aos bancos. O vereador Rui Lorenzato está acompanhando a iniciativa para dar resposta à demanda da indústria de beneficiamento de frango, aproveitando o potencial de nossas áreas rurais, o que significa crescimento econômico e novos postos de trabalho na produção rural, como alternativa viável para agricultura familiar.
O secretário confirma que o prefeito já deliberou pela participação da Secretaria, com os demais setores da Prefeitura, a fim de impulsionar projetos de desenvolvimento.
Prefeito Dipp visita direção da Frangosul.