Lançado edital de contratação de empresa que realizará obra da Av. Presidente Vargas

Anunciada durante as programações alusivas ao aniversário de 165 anos de Passo Fundo, a obra revitalizará um trecho de mais de 5 quilômetros de extensão

O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, assinou, nesta semana, a abertura do edital para a contratação da empresa que realizará a obra de revitalização e modernização da Avenida Presidente Vargas, anunciada em agosto durante as programações alusivas ao aniversário de 165 anos do Município.

De acordo com o prefeito, a obra prevê a renovação do pavimento em um trecho de 5,2 quilômetros de extensão da via, entre a Rua General Canabarro e o Trevo do Ricci, além dos serviços de drenagem, iluminação, sinalização viária, paisagismo e a expansão dos canteiros centrais com a inclusão de ciclovia e caminhódromo. “O projeto de modernização ainda contempla o alargamento do canteiro central com a transformação da ciclofaixa em uma ciclovia de 4,8 km entre a avenida Sete de Setembro e o trevo do Ricci e, entre as ruas Clementino Luís Vieira e Claudino Toldo, a inclusão do caminhódromo”, destacou Pedro.

O secretário de Obras, Rubens Astolfi, informou que no edital publicado pela Prefeitura estão destacadas as especificações e informações da obra e que os envelopes com as propostas das empresas interessadas em assumir o trabalho serão abertos no dia 27 de novembro, pela Comissão de Licitações e Convênios. “Esta é uma etapa importante para darmos sequência ao projeto da Avenida Presidente Vargas, uma importante via da nossa cidade”, comentou ele, acrescentando que o asfalto será reforçado no local para comportar o trânsito. “As melhorias na pavimentação foram projetadas a partir de um diagnóstico técnico baseado em ensaios de engenharia, que apontaram para três diferentes tipos de solução para o trecho: reforço estrutural no pavimento; trechos com fresagem e capa nova de asfalto; e pavimentos em concreto nas paradas de ônibus, como os da Avenida Brasil, para garantir a preservação”.

Além disso, uma das necessidades atuais da Presidente Vargas e que será atendida é a ciclovia. O espaço será anexado aos canteiros centrais logo no cruzamento com a Avenida Sete de Setembro e contará com caminhódromo a partir das imediações de acesso ao Bairro Planaltina. “Com relação à ciclofaixa que existe atualmente, a nova ciclovia terá uma extensão 3,3 quilômetros maiores. A área receberá iluminação em LED, que também será posicionada para a via”, finalizou Rubens.