Prefeitura dá sequência a inúmeras obras de infraestrutura no centro, nos bairros e no interior

Projetos em execução buscam melhorar o trânsito e a mobilidade urbana, além de incentivar a ocupação dos espaços públicos


Passo Fundo está em transformação com inúmeras obras de qualificação da infraestrutura. A Prefeitura dá continuidade à execução de projetos nos na região central, nos bairros e no interior, que buscam melhorar o trânsito e a mobilidade urbana, além de incentivar a ocupação dos espaços públicos.

De acordo com o prefeito Pedro Almeida, as obras atendem a solicitações da população e também trazem novas propostas para a cidade. “São obras que impactarão diretamente na vida das pessoas. Entre elas, a revitalização das avenidas Presidente Vargas e Scarpellini Ghezzi, que terão nova pavimentação e, entre outros elementos, a ciclovia, e o Parque Linear da Avenida Brasil, um projeto inovador que já está ganhando forma”, destaca.

Avenidas Presidente Vargas e Scarpellini Ghezzi
Nos últimos dias, tiveram início as obras das avenidas Presidente Vargas e Scarpellini Ghezzi. Ambas eram reivindicadas há muito tempo pela comunidade e vão contribuir com os moradores da grande São Cristóvão e bairros próximos.

A revitalização da Presidente Vargas contemplará 5,2 quilômetros, entre a Rua General Canabarro e o Trevo do Ricci, com nova pavimentação, reforço na drenagem, iluminação em LED, paisagismo, sinalização viária, pontos de ônibus em concreto, alargamento do canteiro central, ciclovia e caminhódromo. As obras iniciaram no Trevo da Ricci e avançarão em direção ao Centro, em etapas para reduzir ao máximo os impactos no trânsito. A conclusão é prevista para 15 meses.

Já as obras da Scarpellini Ghezzi ocorrerão em dois quilômetros, entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua João Biazus com nova pavimentação – incluindo blocos intertravados em 500 metros –, reforço na drenagem, iluminação em LED e ciclovia, respeitando as características ambientais do Bairro Lucas Araújo. Na mesma licitação, foram inseridas as ruas Guilherme Kurtz, São Pedro, Coronel Miranda e Mascarenhas, totalizando quase 5 quilômetros de obras nesta região.

Parque Linear da Avenida Brasil
Estão em andamento as obras do Parque Linear da Avenida Brasil. As obras envolvem 10 canteiros, iniciando na Rua Capitão Araújo, no Centro, se estendendo até a Rua Livramento, no Boqueirão, com uma perspectiva temática, em que cada canteiro terá características e funcionalidades específicas.

A execução foi dividida em três etapas, cada uma com duração de cinco meses: a primeira, que já está acontecendo, abrangerá os canteiros 1, 2 e 3; a segunda, com previsão para iniciar entre os meses de julho e agosto, será nos canteiros 4, 5 e 6. Já a terceira, que deverá começar em janeiro do ano que vem, será nos canteiros 7, 8, 9 e 10.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento, o projeto preserva a maneira como a população já utiliza os canteiros, adicionando novas possibilidades, como explica o secretário da pasta, Giezi Schneider. “O projeto contempla a construção de canteiros por temática, a fim de respeitar os usos e ocupações atuais. Queremos criar espaços ainda mais democráticos e acessíveis a toda população, para diferentes interesses e que nos ajudem a preservar a cidade”, pontua,

Entre outras intervenções previstas e que vão se perpetuar em todos os canteiros, estão: a separação da ciclovia e do caminhódromo para proporcionar mais segurança aos usuários; a instalação de novos equipamentos e mobiliários; a revitalização dos passeios e meios-fios; iluminação; internet Wi-Fi.

Avenida Araucária
A Prefeitura de Passo Fundo está realizando importantes obras no Complexo Turístico da Roselândia. Uma delas é a revitalização da Avenida Araucária, em uma extensão de dois quilômetros e meio. Aproximadamente 40% das obras nesta via foram feitas.

O projeto abrange, além da drenagem que foi finalizada, a pavimentação asfáltica, paisagismo, implantação de ciclofaixa sinalizada e de uma área para caminhadas no canteiro central (caminhódromo). Também contempla a iluminação LED, no trecho entre o pórtico e a pista de veloterra e kartódromo, com luminárias de dois níveis para a iluminação da avenida e do caminhódromo.

O prefeito Pedro Almeida destaca a obra como fator importante para a expansão e investimento no local. “São melhorias que potencializarão novos investimentos e valorização dos existentes, transformando definitivamente o local como polo de turismo da cidade e região”, disse Pedro.

Sede Independência
A Prefeitura finalizou o asfaltamento de três quadras no Distrito de Sede Independência, incluídas na terceira edição do programa Minha Rua Com Asfalto. É a primeira vez que o interior foi contemplado na iniciativa. O trecho recebeu canalização, preparação de base e asfaltamento.

Conforme o secretário de Obras, Rubens Astolfi, 75% das obras da terceira fase foram executadas. “Pelo programa, mais de 350 quadras, em 50 bairros, já receberam as obras, impactando diretamente no dia a dia dos moradores”, pontua.

Está aberta a votação da quarta edição do programa, que incluirá o asfaltamento de mais 150 quadras, em 30 bairros. A consulta popular que vai auxiliar na definição das ruas prioritárias e do cronograma de obras seguirá até o dia 15 de junho pelo site http://minharuacomasfalto.pmpf.rs.gov.br/.

A ideia de estruturar o cronograma de obras, que contempla a canalização e o asfaltamento das vias, com a participação das pessoas amplia o envolvimento da comunidade na prestação do serviço público. Durante a votação, além de apontar para uma das ruas pré-selecionadas pela Prefeitura, é possível mencionar uma rua não incluída na lista a fim de que ela também seja contemplada. As 15 ruas mais indicadas, com até cinco quadras e em área urbana, também serão asfaltadas.

Mais obras de asfalto
Paralelamente a essas obras, a Prefeitura trabalha no asfaltamento de vias extensas da cidade que são estratégicas para o trânsito e a mobilidade urbana. Em março, o prefeito anunciou dois pacotes de obras, que, a partir da contratação de uma empresa via licitação, contemplarão 12 ruas, totalizando 18 quilômetros e 178 quadras, com novo asfalto, sinalização e iluminação em LED.

O primeiro pacote abrangerá as ruas Uruguai, Paissandu, Gelson Ribeiro e Teixeira Soares, além das avenidas Moacir da Motta Fortes e Rio Grande. O segundo, as ruas Bento Gonçalves, Fagundes dos Reis, Capitão Eleutério, Lava Pés, Senador Pinheiro e João de Césaro. Os processos licitatórios estão em andamento e as obras deverão iniciar ainda neste primeiro semestre de 2023.

Conforme o prefeito, este projeto é estudado há mais de seis meses pelas secretarias de Obras e Planejamento, junto com o setor de Mobilidade Urbana. “São obras que qualificarão vias muito importantes para a mobilidade urbana da cidade, que ligam os bairros ao Centro e precisam da revitalização para suportar o fluxo de veículos e garantir uma maior segurança a todos os usuários”, menciona.

Foto: Michel Sanderi