Minha Rua com Asfalto: prefeito anuncia o asfaltamento de mais 150 quadras, em 30 bairros

Votação popular que vai definir as ruas prioritárias e o cronograma de obras já está acontecendo pelo site http://minharuacomasfalto.pmpf.rs.gov.br/

O prefeito Pedro Almeida anunciou, nesta quinta-feira (4), a quarta edição do programa Minha Rua com Asfalto, que incluirá o asfaltamento de mais 150 quadras, em 30 bairros. A votação popular que vai auxiliar na definição das ruas prioritárias e do cronograma de obras já foi aberta e seguirá até o dia 15 de junho pelo site http://minharuacomasfalto.pmpf.rs.gov.br/.

O gestor municipal lembra que, pelo programa, mais de 50 bairros da cidade já receberam melhorias em infraestrutura. “Inicialmente, o Minha Rua com Asfalto levou o asfalto para ruas que ainda não contavam com nenhum tipo de pavimentação. Depois, foi sendo expandido para atender às demandas dos bairros, com uma escuta da comunidade a partir de reuniões com os presidentes dos bairros”, destaca.

A ideia de estruturar o cronograma de obras, que contempla a canalização e o asfaltamento das vias, com a participação das pessoas amplia o envolvimento da comunidade na prestação do serviço público. Durante a votação, além de apontar para uma das ruas pré-selecionadas pela Prefeitura, é possível mencionar uma rua não incluída na lista a fim de que ela também seja contemplada. As 15 ruas mais indicadas, com até cinco quadras e em área urbana, também serão asfaltadas.

Conforme o secretário de Obras, Rubens Astolfi, as obras da quarta edição terão início logo após a conclusão da terceira etapa do Minha Rua com Asfalto, que já está com 70% das obras executadas. “Pelo programa, mais de 350 quadras já receberam as obras, impactando diretamente no dia a dia dos moradores. Estamos na reta final das intervenções nas ruas que fazem parte da terceira edição. Assim que esta etapa for finalizada, a quarta será iniciada”, pontua. Ruas incluídas na 4ª edição do Minha Rua com Asfalto

1 Rua João Catapan, entre o CTG Tropel de Caudilhos e o Pesque Pague do Alemão
Acesso ao Distrito de Santo Antônio do Capinzal

2 Avenida Brasil, entre a Rua Dona Luíza Graeff e a Rua das Roseiras
Bairro Integração

3 Rua Valentin Begoto, entre a Rua João Donazeski e a Rua João Sigas
Bairro Morada do Sol

4 Avenida Sete de Setembro, entre a Rua Dr. João Freitas e a Rua Manoel Portela

5 Rua Santa Catarina, entre a Rua Goiás e a Avenida Aspirante Jenner
Bairro Vila Nova

6 Rua João Petraco, entre a Tv Leila Diniz e o final
Bairro Entre Rios

7 Rua Emílio Tagliari, entre a Rua Parobé e a Rua Eduardo Kurtz
Bairro Cruzeiro

8 Rua Eulina Braga, entre a Rua Antônio Crespan e a Rua Benjamin Fauth
Bairro Menino Deus

9 Rua Pedro Avancine, entre a Rua Ireno Crespan e esquina Paulo Loureiro Azambuja
Bairro Dom Rodolfo

10 Rua Harry Becker, entre a Rua Rio de Janeiro e a Avenida Presidente Vargas
Bairro Santa Maria

11 Rua Frei Caneca, entre a Rua Carlos Gomes e a Rua Duque de Caxias
Bairro Cruzeiro

12 Rua João Sichelero, entre a Rua Luíza Becker e a Rua João Flores
Bairro Jerônimo Coelho

13 Rua Ayrton Pinto Appel, entre a Rua Frei Junipero Serra e Avenida Nino Machado
Sagrada Família

14 Rua Leonor Salles dos Santos, entre a Rua Celso Ribeiro e o final
Parque AABB

15 Rua Francisco Alves, entre a Avenida Sete de Setembro e a Rua José Bonifácio

16 Rua Rio Branco, entre a Rua João de Cesaro e a Rua Carlos Gomes

17 Rua Carlos Gomes, entre a Avenida Sete de Setembro e a Rua José Bonifácio

18 Rua José Gaspareto, entre a Rua Telmo Ilha e o final
Bairro Leonardo Ilha

19 Rua Alvares Cabral, entre a Avenida Brasil e a Rua Leila Diniz

20 Rua Castro Alves, entre a Avenida Brasil e a Rua Gaspar Martins

21 Travessa Expedicionário, entre a Rua Rio Branco e a Rua José Reolon

Mais obras de asfalto
Paralelamente às obras do Minha Rua com Asfalto, que são realizadas pelos servidores da Secretaria de Obras, a Prefeitura trabalha no asfaltamento de vias extensas da cidade que são estratégicas para o trânsito e a mobilidade urbana. Em março, o prefeito anunciou dois pacotes de obras, que, a partir da contratação de uma empresa via licitação, contemplarão 12 ruas, totalizando 18 quilômetros e 178 quadras, com novo asfalto, sinalização e iluminação em LED.

O primeiro pacote abrangerá as ruas Uruguai, Paissandu, Gelson Ribeiro e Teixeira Soares, além das avenidas Moacir da Motta Fortes e Rio Grande. O segundo, as ruas Bento Gonçalves, Fagundes dos Reis, Capitão Eleutério, Lava Pés, Senador Pinheiro e João de Césaro. Os processos licitatórios estão em andamento e as obras deverão iniciar ainda neste primeiro semestre de 2023.

Conforme o prefeito, este projeto é estudado há mais de seis meses pelas secretarias de Obras e Planejamento, junto com o setor de Mobilidade Urbana. “São obras que qualificarão vias muito importantes para a mobilidade urbana da cidade, que ligam os bairros ao Centro e precisam da revitalização para suportar o fluxo de veículos e garantir uma maior segurança a todos os usuários”, menciona.

O ano de 2023 será marcado por muitas obras que incluem pavimentação asfáltica. Além das mencionadas, haverá a revitalização da Avenida Presidente Vargas, que começará em breve e também abrangerá novo asfalto. A Prefeitura, com o suporte de recursos do Governo do Estado, também está operando no asfaltamento de um dos acessos do distrito de Bom Recreio, em dois quilômetros. Essas obras se somam às intervenções feitas pela gestão municipal nas ruas Minas Gerais e Livramento e na Avenida Rui Barbosa nos últimos dois anos.

Foto: Michel Sanderi