Obra da Avenida Presidente Vargas começará nos próximos dias

Prefeitura fará a revitalização de 5,2 quilômetros da via, que é uma das principais para o trânsito e a mobilidade urbana

Reivindicada por muitos anos, a revitalização da Avenida Presidente Vargas começará nos próximos dias. A obra foi anunciada pelo prefeito Pedro Almeida e contemplará 5,2 quilômetros, entre a Rua General Canabarro e o Trevo do Ricci, com nova pavimentação, reforço na drenagem, iluminação em LED, paisagismo, sinalização viária e pontos de ônibus em concreto. Também contará com o alargamento do canteiro central com a transformação da ciclofaixa em uma ciclovia de 4,8 km, entre a Avenida Sete de Setembro e o trevo, e um caminhódromo entre as ruas Clementino Luís Vieira e Claudino Toldo.

“Temos certeza de que essa obra era muito aguardada pela população, sobretudo, por quem utiliza a Presidente Vargas diariamente. A revitalização não otimizará apenas o trânsito, mas impactará em mais qualidade de vida, pois vamos atender a demandas levantadas pela comunidade”, disse o prefeito.

O projeto foi desenvolvido pelas secretarias municipais de Obras, Planejamento e Segurança com a participação do Fórum de Mobilidade Urbana. A revitalização vai acontecer em etapas para reduzir ao máximo os impactos no trânsito e tem prazo de 15 meses para conclusão.

Todos os dias, a Avenida Presidente Vargas concentra um intenso fluxo. Conforme o secretário de Segurança, João Darci Gonçalves, em frente ao Colégio Cecy Leite Costa, considerando os dois sentidos, passam 24 mil veículos. “Esse número é semelhante ao da Avenida Brasil, na esquina com a Avenida Sete de Setembro, que é trecho de passagem de 25 mil veículos diariamente. A obra na Presidente Vargas terá intervenções importantes em alguns cruzamentos, proporcionando mais segurança e dinamicidade aos usuários, como a implantação de rótulas e melhor sinalização com mais visibilidade”, mencionou.

O secretário de Obras, Rubens Astolfi, destaca que o asfalto será reforçado no local para comportar o trânsito. “As melhorias na pavimentação foram projetadas a partir de um diagnóstico técnico baseado em ensaios de engenharia, que apontaram para três diferentes tipos de solução para o trecho: reforço estrutural no pavimento; trechos com fresagem e capa nova de asfalto; e pavimentos em concreto nas paradas de ônibus, como os da Avenida Brasil, para garantir a preservação”, mencionou.

Além disso, uma das necessidades atuais da Presidente Vargas e que será atendida é a ciclovia. O espaço será anexado aos canteiros centrais logo no cruzamento com a Avenida Sete de Setembro e contará com caminhódromo a partir das imediações de acesso ao Bairro Planaltina. “Com relação à ciclofaixa que existe atualmente, a nova ciclovia terá uma extensão maior em 3,3 quilômetros. A área receberá iluminação em LED, que também será posicionada para a via”, pontuou Rubens.

Conforme o secretário de Planejamento, Giezi Schneider, as obras beneficiarão diretamente a população. “São muitos elementos de ganho para todos. As melhorias na mobilidade, no trânsito, na iluminação e no paisagismo promoverão mais qualidade e segurança para o fluxo e a passagem das pessoas”, salientou.

Intervenções prévias
Tendo em vista as obras, no início do ano, a Prefeitura se reuniu com a superintendência da Corsan para solicitar a revisão da rede de esgoto. Intervenções necessárias foram executadas a fim de garantir a durabilidade do asfalto da Avenida Presidente Vargas.

Além disso, na tarde dessa quinta-feira (04), o secretário Municipal de Obras, Rubens Astolfi acompanhado do responsável técnico da obra, engenheiro Gustavo Heurich, e também do engenheiro elétrico da Secretaria de Serviços Gerais, Edson Araújo, conversou com as empresas que prestam serviços de telecomunicações. No encontro, foi cobrada a retirada imediata e nova adequação das redes instaladas junto ao canteiro central para possibilitar o início da obra de redimensionamento dos canteiros e da pista.

“A adequação dessas redes de internet é essencial para que possamos iniciar as melhorias nos canteiros com a retirada dos postes. Os ajustes das empresas com novas ações para o fornecimento dos serviços aos usuários é importante para não que não haja problemas, já que muitas empresas e pessoas precisam de internet no trecho inicial da obra”, destacou o secretário, enfatizando que, desde o mês de setembro de 2022, todas as empresas que prestam serviço com redes de telecomunicações foram notificadas.