Prefeitura executa grande plano de obras, no Centro, bairros e interior

O primeiro semestre de 2023 é marcado pelo andamento de importantes obras para Passo Fundo. Além da execução de projetos de infraestrutura, o Município trabalha na construção de novas escolas e unidades de saúde.

De acordo com o prefeito Pedro almeida, os investimentos são feitos nas áreas prioritárias de atendimento à população e também propõem uma cidade melhor para viver. “Na contramão da grande parte dos municípios gaúchos, a população de Passo Fundo cresceu 6% conforme indicativos do IBGE. Hoje, somos mais de 217 mil passo-fundenses, o que nos alegra e nos traz um desafio de construir a cidade observando essa nova demanda. Pensando em qualificar a cidade e os serviços públicos, a Prefeitura está realizando obras em muitas áreas, na região central, nos bairros e no interior”, afirma.

Obras em execução ou com início previsto

Centro de Esporte e Lazer Fredolino Chimango

Com previsão de entrega para abril, 85% das obras já foram concluídas. O projeto contempla campo de Futebol 7 com grama sintética, quadra para esporte de areia, quadra poliesportiva, espaço funcional, espaço para convivência, pista de corrida e caminhada, academia ao ar livre e espaço pet.

Parque Linear da Avenida Brasil

A obra abrangerá 10 canteiros, começando na Rua Capitão Araújo (Centro) e indo até a Rua Livramento (Bairro Boqueirão). Com uma perspectiva temática, os canteiros terão características e funcionalidades específicas, respeitando a maneira como já eram utilizados. Haverá espaço para feiras, atividades físicas e para as crianças, por exemplo.

A Prefeitura deu início às obras nos três primeiros canteiros em fevereiro. A conclusão das intervenções deverá acontecer em um ano e meio. A execução do projeto é dividida em 3 etapas – cada uma com duração de 5 meses –, seguindo a sequência dos canteiros.

Todos estes novos espaços contarão com mobiliário de design contemporâneo em áreas de convivência modernas, piso repaginado, paisagismo, ciclovia e caminhódromo independentes, iluminação em LED, câmeras de videomonitoramento e acesso à internet Wi-Fi gratuito.

Complexo Turístico da Roselândia

A Prefeitura está realizando uma série de melhorias no Complexo Turístico da Roselândia. Após concluir a revitalização do pórtico do espaço e a primeira fase de obras no Parque de Rodeios, dá sequência à recuperação da Avenida das Araucárias em seus 2,1 km, da entrada até a pista de motocross, com serviços de drenagem, recapeamento da pista, iluminação em LED, caminhódromo, ciclorrota em sinalização e paisagismo.

Na Avenida Araucária, 25% das obras foram executadas. Já foram finalizadas as etapas do sistema de drenagem e dos meios-fios. As equipes atuam, neste momento, na parte elétrica e, ao longo da semana, também iniciarão as intervenções no caminhódromo.

6 novas escolas

Depois de uma longa tratativa com o Governo Federal, a Prefeitura conseguiu retomar a construção da EMEI Parque o Sol. Ainda, já iniciou as obras EMEI Valinhos, que será a primeira instituição de turno integral do Município.

Dentro da meta de entregar novas escolas e expandir o número de vagas na rede municipal de Educação, o Município começará, neste ano, a construção das EMEIS Maggi de Césaro, Victor Issler e César Santos e da EMEF Petrópolis. Serão mais 1.400 vagas, entre 700 na Educação Infantil e 700 no Ensino Fundamental.

4 novas unidades de saúde

A Prefeitura construirá quatro novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos seguintes locais: Loteamento César Santos/São Cristóvão II, Annes, Petrópolis e Cohab Secchi. Além disso, fará a reforma e ampliação do Cais Petrópolis.

Revitalização da Avenida Presidente Vargas

A Avenida Presidente Vargas será revitalizada em uma extensão de 5,2 quilômetros, entre a Rua General Canabarro e o Trevo do Ricci. Em fase de licitação, as obras abrangerão nova pavimentação, reforço na drenagem, iluminação, paisagismo, sinalização viária e pontos de ônibus em concreto. Também contemplarão o alargamento do canteiro central com a transformação da ciclofaixa em uma ciclovia de 4,8 km, entre a Avenida Sete de Setembro e o trevo do Ricci, e a inclusão de um caminhódromo entre as ruas Clementino Luís Vieira e Claudino Toldo.

O projeto foi desenvolvido pelas secretarias de Obras, Planejamento e Segurança, com a participação do Fórum de Mobilidade Urbana.

Revitalização da Avenida Scarpelini Ghezzi

Em fase de licitação, a obra irá da Avenida Presidente Vargas à Rua João Biazus e contemplará nova pavimentação com blocos intertravados, reforço na drenagem, iluminação em led e ciclovia. A elaboração contou com o envolvimento das secretarias de Obras, Planejamento, Segurança e Meio Ambiente.

Revitalização da Praça da Cuia

Após ter passado pela recuperação do piso histórico, o espaço teve o chafariz, um de seus monumentos, revitalizado. Além disso, receberá novo revestimento ao redor do monumento da cuia - que já conta com nova pintura -, a recuperação do meio-fio e das escadas, o plantio de grama, a reforma do banheiro e a troca dos bancos. Tudo feito a partir de medidas compensatórias com empresas, sem gerar custos ao Município.

Asfaltamento do acesso ao distrito de Bom Recreio

Um dos acessos ao distrito de Bom Recreio está sendo asfaltado. Com a execução das etapas de drenagem, terraplanagem, regularizações e base para a pavimentação, 40% das obras já foram concluídas. Neste momento, são feitos os cordões, sarjetas e calçadas.

O asfaltamento será iniciado em abril. Em seguida, será realizada a sinalização de trânsito horizontal e vertical com pinturas e placas. Todas as intervenções deverão ser concluídas até o mês de setembro.

Minha Rua com Asfalto

A Prefeitura já asfaltou 325 quadras de ruas, qualificando a infraestrutura de mais de 40 bairros. Está em andamento a terceira edição do programa, que contempla mais de 150 quadras e chegou a 55% de execução.