Auxílio às famílias atingidas pelo incêndio

Secretarias municipais estão mantendo contato diário e permanente com essas famílias

Desde o último domingo (25), quando famílias do bairro Entre Rios perderam suas casas em um incêndio de grandes proporções, a Prefeitura de Passo Fundo está prestando auxílio às vítimas, através de suas diversas secretarias.

Já no domingo, logo após a circulação da notícia sobre o incêndio, o secretário de Habitação, Paulo Calletti, esteve no local, acompanhado de servidores, para conversar e fazer um cadastro das famílias. Logo em seguida já começaram a ser sanadas algumas necessidades, como o encaminhamento de medicamentos, alimentos e roupas, numa ação realizada em conjunto com a Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas), que também providenciou a distribuição de cobertores e calçados para as famílias atingidas.

A partir da segunda-feira (26), a Secretaria de Transportes e Serviços Gerais esteve no local para dar início à limpeza. Na sequência, a Secretaria de Obras, segundo o secretário João Bordin, disponibilizou os serviços de maquinário para seguir com a limpeza e britagem do local, o que vai permitir que as famílias possam começar a reconstruir suas casas. A expectativa é que os trabalhos de limpeza e britagem se encerrem na tarde desta sexta-feira (30).

Além dos produtos de primeira necessidade, como alimentos, roupas e materiais de higiene, a Prefeitura também está disponibilizando madeira para a reconstrução das casas. Segundo Calletti, na medida que as famílias forem utilizando este material, novos lotes serão encaminhados. Além disso, para abrigar estes materiais até que sejam utilizados, a Defesa Civil do município disponibilizou lonas.

Somado a este esforço, as secretarias de Assistência Social e Serviços Gerais estão recolhendo móveis e utensílios para equipar as casas, que estão sendo armazenados na Semcas para posteriormente serem entregues para as famílias nas casas reconstruídas. Junto a todas essas ações, as secretarias municipais estão mantendo contato diário e permanente com essas famílias.

Também as escolas realizaram campanhas de doações, como as escolas municipais de educação infantil Maria Elizabeth, Vila Luiza (André Zaffari) e Rita Sirotsky. As doações vão desde alimentos até materiais de limpeza e higiene.

(Fotos: Divulgação/PMPF)

Atualizado em 30 de agosto de 2019.