Autorizada 2ª fase de canalização no Zachia

No projeto da segunda fase está prevista melhoria das estruturas de captação e transporte da água

Durante a visita realizada na manhã dessa sexta-feira (23) no bairro José Alexandre Zachia, o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, assinou a autorização para contratação da empresa que realizará a segunda fase de obras de drenagem pluvial (canalização) naquela região da cidade.

“Estamos dando continuidade aos investimentos em obras de urbanização e drenagem pluvial que nos comprometemos com a comunidade em realizar em três momentos. Na primeira fase, além da drenagem, tivemos obras de urbanização na avenida principal, com novas calçadas, iluminação e sinalização. Agora, teremos mais obras, concentrando na canalização, com a construção de novas tubulações e bocas de lobo em mais seis ruas do bairro, melhorando a vida de cerca de 8 mil moradores”, disse Luciano.

No projeto dessa segunda fase está previsto a melhoria das estruturas de captação e transporte da água oriunda das chuvas até um deságue final superficial ou subterrâneo, com instalação de meios-fios em um total de 1343 metros lineares, tubulações de diâmetros de 80, 60 e 50 centímetros, totalizando 1430 metros lineares, novas bocas de lobo e execução de gabião tipo colchão, no lançamento da canalização, num total 420 metros quadrados, 70 metros lineares.

As ruas que serão beneficiadas com serviço de drenagem são: Maria Rocha, campo da Maria Rocha, Gaspar Egon Stangler, Hugo Antônio Busato, Manoel Borges e Pantaleão Bolner (complemento da primeira fase). Além da canalização, será feito revestimento do córrego e talúde, próximo à saída da drenagem da Rua Gaspar Egon Stangler, para evitar desmoronamento e entupimentos, aumentando a capacidade de escoamento superficial.

Estiveram acompanhando a visita realizada pelo prefeito no bairro José Alexandre Záchia, o vice-prefeito, João Pedro Nunes, Secretário de Obras, João Antônio Bordin e o vereador Evandro Meireles.

1ª fase de obras

A Prefeitura realizou obras em uma primeira fase nas ruas Francisco Dal Conte, Argemiro Ferreira, Alcides Teixeira, Stela Rezende, Luiza Taufer Topolsky, Manoel Borges e Pantaleão Bolner, com serviço de colocação de novos tubos, maiores em diâmetro para captar mais água da chuva e limpeza e desobstrução da rede existente.

Atualizado em 23 de agosto de 2019.