Obras faz mutirão para recuperar rede de esgoto pluvial

Obras faz mutirão para recuperar rede de esgoto pluvial

A Secretaria de Obras está promovendo um verdadeiro mutirão neste início de ano para recuperar a rede de esgoto pluvial em diferentes pontos da cidade. Segundo o secretário de Obras, Décio Ramos de Lima, existem inúmeros problemas com estouro da rede de esgoto pluvial devido a vida útil dos tubos de canalização estar vencida. O secretário afirma que, o problema é agravado pela ligação do esgoto cloacal na rede pluvial, que acaba provocando a corrosão dos tubos, diminuindo sua vida útil.

Ele explica que os tubos são feitos para escoar a água da chuva, mas como recebem o esgoto cloacal,  detergentes, entre outros agentes poluentes,  acabam se deteriorando com rapidez. Para Décio Ramos de Lima, isso acaba agravando os problemas de rompimento na rede. A Divisão de Canalização promoveu em janeiro, a limpeza de caixas, bocas de lobo e substituição de tubos nos bairros Parque Farroupilha, São Luiz Gonzaga, vila Nova, Ricci, São Cristóvão e Bom Jesus. Segundo o diretor da Divisão de Canalização, Loevi Guedes, na Bom Jesus foram colocados 300 tubos para a canalização de um córrego, que trazia sérios transtornos aos moradores da baixada da vila. 

Uma das equipes está trabalhando atualmente na recuperação da canalização da rua Uruguai, entre a Coronel Chicuta e a avenida Sete de Setembro. Com a força das águas, a canalização acabou rompendo naquele trecho. Outras duas equipes estão trabalhando nas vilas Operária e Santa Marta. Segundo Loevi Guedes, somente em janeiro, foram substituídos 2.500 tubos de diferentes diâmetros em diversos pontos da cidade, além da execução de 1.500 metros lineares de novas canalizações.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 31 de janeiro de 2008.