O balanço das frentes de trabalho do governo municipal, no primeiro semestre deste ano, tem saldo positivo

O balanço das frentes de trabalho do governo municipal, no primeiro semestre deste ano, tem saldo positivo. Com inúmeras obras já entregues, a Prefeitura de Passo Fundo trabalha atualmente com ações em 22 diferentes pontos da cidade.
São seis obras para suprir as demandas da educação infantil, duas unidades básicas de saúde para atender grande número de pessoas em bairros, três empresas de grande porte atendidas com a contrapartida do município de asfaltamento e pavimentação, além de três bairros que também contam com o processo de urbanização.
Há ainda a execução do complexo esportivo para o bairro Záchia e um projeto em andamento para uma quadra esportiva ao ensino fundamental no bairro Jerônimo Coelho. As atividades do BID estão em trabalho concomitante em dois locais para consolidar o anel viário. Recentemente, a Praça da Cuia também iniciou o processo de revitalização.
A Secretaria de Obras vem atuando em sincronia com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Planejamento, a fim de equilibrar a distribuição dos pedidos da cidade, no que tange à execução de melhorias na infraestrutura urbana e de serviço. “Estamos conseguindo cumprir os prazos, mas temos alguns atrasos em decorrência da chuva. O que tentamos fazer é recuperar em dias de tempo bom sem perder a qualidade”, sinalizou o secretário de Obras, João Bordin.
Asfalto e pavimentação
No bairro Santa Maria II já foram feitos 9 mil metros quadrados de asfalto, enquanto o bairro Santa Rita recebeu em torno de 8 mil metros de asfaltamento – no momento os grupos de trabalho estão concentrados na pavimentação. As empresas Ambev, Manitowoc e Makrodal também constam no cronograma.
Na Manitowoc e na Ambev, o serviço é uma contrapartida do município para a instalação das indústrias na cidade, com a execução de asfaltamento, meios-fios e drenagem pluvial. Na Manitowoc, serão 23,2 mil metros quadrados de asfalto.
O próximo passo será o trabalho de pavimentação e de ampliação da rede de tubulação no bairro Victor Issler, iniciando pela Rua Timóteo Rodrigues. O mesmo serviço será feito no Parque Farroupilha.
Anel viário
As obras do BID nas ruas Uruguai e Sete de Setembro, relativas ao anel viário, deveriam ser finalizadas até o fim do mês de junho. Porém, pelas fortes chuvas será necessário um período maior. “Precisamos de pelo menos 15 dias de tempo bom para concluir as obras, pois não há como fazer o asfalto com chuva”, explicou a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert.
Praça da Cuia
Todo o projeto de revitalização da Praça Marechal Floriano foi feito pela Prefeitura, através da Secretaria de Planejamento, a fim de preservar um dos espaços mais tradicionais do município. São 60 dias para a conclusão das obras que acontecem em ritmo acelerado, com o intuito de devolver para a comunidade um espaço de lazer.
Educação e saúde
Na área da educação, sete escolas de educação infantil estão sendo acompanhadas pela equipe de fiscalização da Pasta de Planejamento. A EMEI Franscisco Biancini está com os trabalhos em fase de conclusão, seguida pelas unidades dos bairros Menino Deus, Professor Schisler, Planaltina, Santa Rita e Donária. A Escola de Ensino Fundamental Arlindo de Souza Mattos está em fase de execução.
O Ginásio Esportivo do bairro Záchia está em andamento, com prorrogação da obra até o fim do ano. A quadra esportiva da Escola de Ensino Fundamental Padre José Anchieta está em processo de licitação.
Unidades de saúde
As unidades básicas de saúde (UBS) do bairro Nenê Graeff e Parque Farroupilha estão com 50% e 60% das atividades feitas, respectivamente. A previsão máxima de conclusão é o mês de outubro. Em fase inicial, a UBS Vila União recebe atenção da equipe de Planejamento para a estruturação do projeto de viabilidade de construção.