SMOV asfaltou mais de 340m²/dia em dois meses
A Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), de Passo Fundo, apesar de estar trabalhando com uma estrutura aquém da sua capacidade total -, em função de que 90 por cento do maquinário está sucateado -, os números apontam que, em 60 dias da nova Administração Municipal, a Secretaria está prestando um bom trabalho com relação à recuperação do asfalto de ruas e avenidas do Município. Nesta primeira etapa, a Operação “Tapa Buracos” está dando ênfase para as áreas centrais.
“Na verdade, com os equipamentos que nós dispomos, felizmente os funcionários estão empenhados, com uma vontade muito grande de mostrar serviço, de trabalhar. Por isto, estamos superando as primeiras dificuldades que encontramos, devido ao grande número de máquinas e caminhões que ainda não foi possível recuperarmos. Nós estamos trabalhando, ainda, com uma quantidade muito pequena de máquinas e caminhões, mas estamos superando com a vontade dos funcionários”, enfatiza o secretário municipal de Obras e Viação, Décio Ramos de Lima.
No mês de janeiro deste ano, várias ruas e avenidas receberam a atenção da SMOV, através da Operação “Tapa Buracos”, que atendeu, entre outras, as avenidas Brasil e Presidente Vargas, ruas Castro Alves; Uruguai; Duque de Caxias; Ângelo Preto e Oscar Pinto, entre outras, num total de 28 ruas, além da construção de trevos de acesso, alguns deles reivindicações antigas das comunidades residentes próximas, como o do Parque da Roselândia, obras onde foram gastos um total de 10.988,90m² de asfalto.
“Em relação aos trevos, estas obras eram reivindicações antigas das comunidades. Dou como exemplo o da Morada do Sol, do Loteamento Nossa Senhora Aparecida e da Roselândia. Além destes, cito também o da Cohab II, no Secchi, que obrigava as pessoas a se dirigirem até o trevo de acesso à Carazinho e Porto Alegre, para depois voltar até a Cohab. Hoje isto não é mais necessário graças ao acesso que construímos ali”, destaca Décio Lima. As obras dos trevos, citadas pelo secretário titular da SMOV, foram concluídas no mês de fevereiro, oportunidade em que os trabalhos de recuperação do asfalto atingiram, mais uma vez, ruas e outras partes das avenidas Brasil e Presidente Vargas, além, claro, de outras ruas, como a Coronel Chicuta, Bento Gonçalves, General Osório, General Canabarro e Independência, entre outras, somando 12 ruas, o que consumiu um total de 9.606,90m² de asfalto no mês de fevereiro deste ano.
“Estamos dando continuidade a estes serviços, em vários pontos da cidade, tentando, num primeiro momento, devolver à população melhores condições nas vias de trânsito mais rápido, que é a avenida Brasil e Presidente Vargas”, ressalta o secretário municipal.
Décio Lima informa, também, que a Secretaria vêm dando atenção especial para a Fábrica de Tubos de Concreto, antes sem um tubo em depósito, número que hoje já chega a mais de mil, em condições de uso, e, também, a pedreira e Usina de Asfalto, para que logo que os equipamentos estejam em condições, acelerar os trabalhos da Secretaria visando atender as reivindicações mais urgentes da população.
Nos primeiros 60 dias de trabalhos da Secretaria Municipal de Obras e Viação, foram aplicados um total de 20.595,80m² de asfalto no Município de Passo Fundo.
Em dois meses a Secretaria Municipal de Obras já asfaltou mais de 20 mil metros quadrados de ruas e avenidas
Trevos, reivindicações antigas da comunidade, hoje são realidade, em obras bem feitas e bem sinalizadas, como o da Cohab II/Secchi