Prefeito visita fase final da obra da Scarpellini Ghezzi

Obras complementares devem ser concluídas até o fim de abril

A Prefeitura de Passo Fundo está finalizando uma obra importante na Avenida Scarpellini Ghezzi para tornar melhor a mobilidade urbana dos bairros São Cristóvão e Lucas Araújo, otimizando também o acesso ao Boqueirão e qualificando a via para uso dos moradores.

As intervenções realizadas aconteceram em dois quilômetros, entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua João Biazus com nova pavimentação, reforço na drenagem, iluminação em LED e ciclovia, respeitando as características ambientais da região.

No final da manhã desta quarta-feira (03), o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, na companhia do promotor de Justiça, Paulo Cirne e secretários municipais, visitou a avenida para conferir a fase final de obras complementares que devem ser concluídas dentro do mês de abril. A empresa terceirizada está finalizando a instalação de controladores de velocidade, execução da pintura e sinalização viária e instalação da iluminação em LED.

Para o prefeito, a obra qualifica a infraestrutura da região e auxilia no fluxo do trânsito entre bairros importantes, como São Cristóvão e Lucas Araújo, valorizando e preservando o Bosque Lucas Araújo, um dos ambientes mais arborizados da cidade. “A obra significa melhoria na qualidade de vida dos moradores e respeito ao meio ambiente”, enfatizou o prefeito.

O Ministério Público acompanhou o trabalho desde o início dos projetos elaborados pela Administração Municipal, com a preocupação da preservação ambiental do local. “É um projeto que contempla área de recreação, de uso da bicicleta, caminhada, aproveitando a maravilhosa natureza que temos no Bosque. A Administração teve um cuidado ambiental, tanto com as árvores que foram plantadas, quanto com as árvores grandes e centenárias que foram mantidas. É um cartão de visitas de Passo Fundo”, enalteceu o promotor Paulo Cirne.

O Secretário de Obras, Rubens Astolfi, salientou a importância da obra para os bairros envolvidos com a melhoria do trânsito e os cuidados com o meio ambiente. “As obras de revitalização da Avenida Scarpellini Ghezzi e o asfaltamento da Rua Guilherme Kurtz aconteceram com todos os cuidados ambientais necessários por conta da região onde a obra está inserida. Isso proporcionará melhor mobilidade urbana, que além de deixar a região mais bonita e mais valorizada, facilitará o trânsito e a mobilidade com outros tipos de transporte com a ciclovia e caminhódromo”, disse Astolfi.

Conforme o projeto de revitalização da Avenida Scarpellini Ghezzi, além da pavimentação asfáltica, uma das principais novidades inseridas foi a colocação de pavimentação com blocos intertravados (Paver), obedecendo a restrição ambiental para garantir a drenagem da água da chuva em pontos específicos da avenida. A ciclovia tem dois quilômetros, sendo da Avenida Scarpellini Ghezzi até a Avenida Presidente Vargas, que está incluída no projeto para a via e terá cinco quilômetros.

A previsão de término da revitalização da Avenida Scarpellini Ghezzi com a conclusão destas obras complementares será dentro do mês de abril.

Foto: Michel Sanderi