Obras de canalização no bairro Zachia

Com o objetivo de melhorar a infraestrutura do local, a Prefeitura iniciou a segunda fase de obras

Na manhã desta quinta-feira (13), o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, acompanhado do secretário de Obras do município, João Antônio Bordin, e do vereador Evandro Meireles, visitou o bairro José Alexandre Zachia, onde foi iniciada a segunda fase das obras de drenagem pluvial (canalização). A intenção é melhorar a infraestrutura do local e evitar transtornos com alagamentos, que prejudicam os moradores.

O bairro Zachia, atualmente, é atendido por rede de drenagem pluvial e pavimentação asfáltica em quase sua totalidade de ruas, mas os grandes volumes de chuva ao longo dos anos ocasionaram sérios problemas de alagamentos. “Essa é a continuidade da intervenção que foi feita em mais de 10 quadras de ruas aqui do bairro. Estão sendo construídas novas tubulações, maiores e com mais capacidade de captação da água das chuvas, além de novas bocas de lobo. Aproximadamente 8 mil moradores desse grande bairro de Passo Fundo terão mais qualidade de vida com esses serviços”, disse Luciano.

O projeto dessa segunda fase inclui nova canalização para melhorar a captação e o transporte da água oriunda das chuvas até um deságue final superficial ou subterrâneo. Serão construídos, ainda, novos meios-fios no passeio público, colocadas tubulações de diâmetros maiores que as existentes e novas bocas de lobo.

O serviço da segunda fase começou pelas ruas Maria Rocha e Gaspar Egon Stangler. Na sequência, as ruas beneficiadas pela drenagem serão Hugo Antônio Busato, Manoel Borges e Pantaleão Bolner (complemento da primeira fase). Além da canalização, será feito revestimento do córrego e talude, próximo à saída da drenagem da Rua Gaspar Egon Stangler, para evitar desmoronamento e entupimentos, aumentando a capacidade de escoamento superficial.


Investimentos da Prefeitura no Zachia
O bairro Zachia já recebeu muitos outros avanços, como o novo ginásio de esportes, a Casa de Atenção à Mulher Vítima de Violência, o muro da escola Guaracy Barroso Marinho, asfalto em diversas quadras, primeira etapa das obras de drenagem pluvial, urbanização da avenida principal e, recentemente, a nova EMEI Margarida.

(Fotos: Alex Borgmann)

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 13 de fevereiro de 2020.