Nova galeria de drenagem será feita para melhorar o escoamento e a vazão de água na rua Miguel Vargas. Execução da obra custará R$ 1 milhão, com recursos oriundos do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada

O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, confirmou na manhã desta sexta-feira (01), a construção da nova galeria de drenagem na rua Miguel Vargas, no bairro Berthier. De acordo com o prefeito, que fez o anúncio durante uma visita aos moradores, a obra vinha sendo reivindicada há bastante tempo pela comunidade que sofria com alagamentos e obstruções da canalização.
Conforme Pedro, a nova galeria será feita com recursos do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada (FMGC) e terá um custo de R$ 1 milhão. “Este é um momento histórico para a comunidade do bairro Berthier, que vai receber uma obra importante para melhorar a segurança dos moradores e evitar novos prejuízos”, disse o prefeito, destacando que o investimento é resultado do esforço e da união da Associação dos Moradores em torno da demanda. “A comunidade aqui se uniu, apresentou as reivindicações e agora recebe o anúncio de que esta obra vai ser realidade”.
O secretário de Obras, Rubens Astolfi, explicou que a construção da nova galeria de drenagem vai aumentar em até cinco vezes a capacidade de vazão da tubulação. O projeto consiste na instalação de duas fileiras de tubos de 1,5m e na transposição da canalização interna dos lotes residenciais para a via pública. “O estudo técnico para a realização da obra mostrou que o novo formato projetado para a galeria vai dar mais segurança para os moradores e evitar novos problemas de alagamentos, bastante frequentes naquela região. A ampliação da tubulação e a transposição dela para a rua vão aumentar o escoamento de água e impedir que se formem pontos de obstrução”, observou o secretário.
Astolfi disse ainda que o projeto prevê a construção de 460 metros de canalização. A licitação para a obra será feita ainda no primeiro semestre deste ano e a previsão de conclusão é de quatro meses, a partir do início dos trabalhos. “Será uma obra de infraestrutura que vai melhorar em muito a qualidade de vida dos moradores”, resumiu.
Para o presidente da Associação de Moradores do bairro Berthier, Felipe Manfroi, que participou de uma das edições do programa Prefeitura Mais Perto e apresentou a demanda ao Executivo, o atendimento desta solicitação vai repercutir positivamente na vida de todos os moradores. “Mais de 20 famílias vão ser beneficiadas diretamente com a nova galeria de drenagem na rua Miguel Vargas. Enfrentamos muitas dificuldades ao longo dos anos e agora estamos vendo uma solução para um grande problema”, ponderou ele, complementando que a parceria do movimento comunitário com a Prefeitura tem sido um dos diferenciais trabalhados pela Administração. “Isso faz diferença, porque temos um espaço de diálogo com o Executivo para nossas reivindicações”.
“É um alívio tão grande saber que a obra vai ser feita”, diz moradora
Para a doceira, Eliane Cristina Doretto Rodrigues, e o marido, Fernando Luiz Rodrigues, a confirmação de que a Prefeitura fará a obra é um sonho “que está prestes a se tornar realidade”. “No ano passado, em uma das fortes chuvas no mês de outubro, nossa casa foi alagada. Perdemos, além de móveis, roupas e alimentos, parte da nossa história. Desde então, cada vez que chove nós ficamos em alerta. É um alívio tão grande saber que a obra vai ser feita pela Prefeitura que nos faltam até palavras para dizer o quanto isso é importante”, comentaram.
Na visita aos moradores do bairro Berthier, o prefeito também destacou os esforços da Administração para promover avanços e melhorias em todas as regiões, garantindo a execução de projetos que ampliem a qualidade de vida de todos os passo-fundenses. Também participaram da atividade o secretário de Cidadania e Assistência Social, Saul Spinelli; e o vereador, Luiz Valendorf.
Foto: Michel Sanderi