Prefeitura apresenta o PEDEL

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo é um guia para a cidade

A iniciativa que busca aperfeiçoar estratégias de desenvolvimento local foi apresentada para a comunidade passo-fundense na noite dessa segunda-feira (26), no anfiteatro da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF), durante a reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Passo Fundo (CDES-PF). Denominado Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo (PEDEL), o estudo traz os principais vetores de desenvolvimento, eixos estratégicos de atuação e uma aposta em relação ao futuro.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, o PEDEL é um legado para a cidade. “Este é um momento especial que foi concretizado pelo trabalho de muitos atores envolvidos. Planejar e pensar a longo prazo nos dá uma visão ampliada do futuro. Temos a análise de indicadores e potencialidades, a identificação do todo e o apontamento de eixos para trabalhar”, observou.

O estudo revela como principais vetores de desenvolvimento para investir o apoio às Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e o apoio e a articulação dos Ativos Tecnológicos, pontuados na área de Saúde e de Educação. A melhoria das condições urbanas, a capacidade institucional de gestão e as ações voltadas à sustentabilidade também são abordadas.

O prefeito Luciano Azevedo destaca o PEDEL como um suporte fundamental para Passo Fundo construir novos rumos. “As diretrizes do plano nos mostram como integrar e aproveitar todos os potenciais que temos na área econômica, social e ambiental. É um avanço que veio para ficar e mostrar a força da nossa cidade”, ressaltou.

Através do relatório final do plano, há articulação de ações para buscar melhores resultados, na criação de uma sinergia. Ou seja, o PEDEL atua como a base para todas ações voltadas ao desenvolvimento. 

Desta forma, o PEDEL desenha um panorama indicativo e apresenta os principais gargalos com seis eixos estratégicos: mitigar a restrição educacional, principalmente no que se refere a uma taxa de escolaridade relativa ao ensino médio; explorar o potencial dos ativos tecnológicos existentes no município; melhorar as condições do desenvolvimento urbano; reduzir os estrangulamentos da infraestrutura de transportes; aprimorar a capacidade de gestão da Prefeitura; e consolidar uma estratégia de desenvolvimento local com a participação dos atores locais.

O projeto
O PEDEL foi desenvolvido pela equipe técnica da empresa de consultoria Vertrag Planejamento Ltda., sendo um dos componentes do Programa de Desenvolvimento Integrado do Município de Passo Fundo (PRODIN), que é realizado pelo financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

PRODIN
Quatro componentes fazem parte do PRODIN: Transporte e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Urbano e Estrutura de Áreas Verdes; Desenvolvimento Econômico Local, item em que se enquadra o PEDEL; e Fortalecimento Institucional. O PRODIN também promove atividades relacionadas à implantação do Plano de Gestão Ambiental e Social (PGAS), um instrumento norteador de consolidação e avaliação ambiental. Para isso, outros quatro eixos atuam como programas auxiliares ao PRODIN: Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental (PCSEA), Programa de Monitoramento Ambiental (PMA), Programa de Recuperação de Passivos Ambientais (PRPA); e Programa de Controle Ambiental de Obras (PCAO).

Fotos – Alex Borgmann

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 27 de outubro de 2015.