Visita institucional à InvestRS, em Porto Alegre, agência estadual, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que tem como missão fomentar oportunidades de negócios e atrair novos empreendimentos para o RS.
Com o objetivo de ampliar a captação de novos investimentos, o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, esteve nesta segunda-feira (13) em visita institucional à InvestRS, em Porto Alegre. A agência estadual, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem como missão fomentar oportunidades de negócios e atrair novos empreendimentos para o Rio Grande do Sul, atuando em parceria com os municípios.
Durante o encontro, o prefeito apresentou o potencial da área da antiga Manitowoc. O espaço de 45 hectares possui infraestrutura e localização estratégica para receber grandes indústrias. Pedro destacou que o local está situado em uma região com excelentes condições logísticas, acesso facilitado às principais rodovias e estabilidade geográfica, fora das áreas atingidas por enchentes.
Conforme o prefeito, Passo Fundo vem estruturando um ambiente sólido para a instalação de empresas e a geração de empregos. “Estamos apresentando as potencialidades de Passo Fundo e mostrando que a cidade está pronta para crescer de forma planejada e sustentável. A área da Manitowoc é um ativo estratégico que pode receber empreendimentos de grande porte e a parceria com a InvestRS é importante para conectar o município a investidores que compartilhem essa visão de futuro”, ressaltou o prefeito.
A InvestRS tem se consolidado como uma referência no fortalecimento do ambiente de negócios no Estado, apoiando projetos que promovem inovação e competitividade nas regiões gaúchas. O presidente da agência, Rafael Prikladnicki, reforçou o papel da InvestRS na articulação de novas oportunidades para o interior do Estado. “Nosso trabalho é conectar o potencial das regiões gaúchas com investidores dispostos a gerar valor, emprego e renda. Passo Fundo é um exemplo de município que se planeja e investe em infraestrutura para receber novos empreendimentos e a InvestRS está comprometida em apoiar esse movimento de crescimento”, destacou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Adolfo de Freitas, enfatizou o compromisso do Município com a geração de renda e o fortalecimento da economia local. “Estamos avançando em um projeto estruturante, que tem como objetivo transformar a área da antiga Manitowoc em uma nova frente de desenvolvimento para Passo Fundo. Agora, vamos partir para a finalização do processo de licitação para, no próximo semestre de 2026, concluirmos essa importante meta para a cidade e para toda a região”, afirmou o secretário.
De acordo com ele, o projeto prevê que a alienação subsidiada do imóvel poderá ocorrer a partir de 40% do valor de avaliação. Conforme laudo emitido pela Caixa Econômica Federal, em julho deste ano, o bem está avaliado em R$ 81 milhões.