A administração busca reverter a decisão da Manitowoc em deixar o município

A comunidade passo-fundense foi tomada de surpresa no início da manhã dessa quarta-feira (13), com a informação de que a empresa de guindastes Manitowoc Company, instalada no município há cinco anos, suspenderia as operações de fabricação na unidade de Passo Fundo.
Em nota divulgada pela empresa, a motivação para tal ação é um passo necessário a ser dado, devido às condições desfavoráveis de mercado na região, acompanhado de outros fatores políticos, sociais e econômicos do País. “Estas mudanças operacionais ocorrem em resposta à queda da comercialização de nossos produtos no mercado nacional”, em trecho da nota oficial.
Em reunião na Prefeitura, com a participação do prefeito Luciano Azevedo, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, do diretor da Manitowoc, Gustavo Webber, e de procuradores da empresa, foram expostas as causas.
No seu pedido a empresa, o prefeito Luciano Azevedo falou da importância para a cidade e da sua economia da presença operacional da Manitowoc. “Faremos o que estiver ao nosso alcance para que a empresa supere está difícil etapa e permaneça no município, produzindo e sendo parceira no nosso desenvolvimento econômico”.
Conforme o secretário Carlos Eduardo, foi feito por parte da administração um apelo forte para a empresa rever a decisão e manter suas operações. “Sabemos que é um momento difícil da economia nacional, mas temos a convicção de que fomos receptivos em nossa solicitação. A empresa investiu, o município investiu com melhorias na infraestrutura para adequação da Manitowoc e torcemos para que permaneça na cidade”, disse.