Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Silva, participou da audiência pública

A inclusão da cidade de Passo Fundo no projeto da Ferrovia Norte-Sul, que traçará uma rota de trem entre Belém, no PA, até a cidade de Rio Grande, no RS, foi defendida pelo Governo Municipal em audiência pública, realizada na segunda-feira, 22, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado.
Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Silva, que participou do evento acompanhado do vereador Alex Necker (PCdoB) e do vice-presidente de Infraestrutura e Logística da Acisa, Dimas Froner, é importante que Passo Fundo esteja dentro do traçado desta ferrovia, já que a cidade é a oitava maior economia do Estado e tem projeção para subir para a quinta posição. Além disso, possui localização estratégica na região Norte e busca a multimodalidade no transporte da produção nos diferentes setores onde é referência. “Além de investimentos no aeroporto, que nos trará aumento de linhas aéreas, seria importante para nossa economia a opção do uso da ferrovia, especialmente pela produção agrícola, que teria uma opção ágil e mais barata para seu escoamento”, disse o secretário.
A audiência foi proposta pelo deputado Raul Carrion (PCdoB), na Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável, e contou com a participação de 18 deputados estaduais e outros cinco federais, além de representantes do Ministério Público Federal, da empresa Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. e da da STE, empresa que fará os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental de traçado desta nova ferrovia, que fará parte da segunda edição do Programa de Investimento em Logística (PIL) do Governo Federal. No momento, um trecho de 550 Km, entre Chapecó (SC) e Rio Grande (RS), passa por em estudo de viabilidade
Após o debate, ficou determinado que novas audiências tratarão do tema nos municípios interessados na ferrovia. As discussões servirão de subsídio para a futura implementação da nova linha de uso de trens ao longo do país.