Mutirão para orientar empreendedores informais

Auxiliar pequenos e médios empresários é objetivo do evento.

Empresários que  pretendem formalizar seu negócio poderão aproveitar o Mutirão da Cidadania Empresarial para buscar orientações sobre os procedimentos e as vantagens da formalização. Orientar o empreendedor informal quanto aos procedimentos necessários para formalizar seu negócio,  é o objetivo deste evento que a Prefeitura Municipal de Passo Fundo,  através da secretaria de Desenvolvimento Econômico,  promove em parceria com o Banco do Brasil, Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Sebrae e Receita Federal do Brasil.

O evento, previsto para ser realizado em três etapas, terá a primeira em Passo Fundo no dia 21 de novembro. O Mutirão será realizado em mais de 260 municípios, contemplando todos os estados brasileiros. As demais etapas estão previstas para o próximo ano.

Durante o Mutirão, o empresário terá à sua disposição funcionários das instituições participantes,  reunidos em um único local. Eles vão receber informações sobre formalização de empresas,  bem como orientações técnica, empresarial e creditícia aos empreendedores informais que já possuem negócio e pretendem se expandir, conquistar mercados e ter acesso à linhas de crédito,  com taxa de juros e prazos adequados às pequenas empresas.

Com a vigência da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, "há novo ânimo à criação de ambiente diferenciado e favorável aos pequenos negócios, gerando expectativa de que o conjunto de ações desencadeadas – desburocratização, desoneração e incentivos – estimule, de fato, o empreendedorismo, a formalidade e o fortalecimento dos pequenos negócios existentes no Brasil", esclarece o secretário Claudemir Bragagnolo.

As instituições que realizam o Mutirão da Cidadania Empresarial apostam que ações de apoio à formalização de empreendedores, que atualmente se encontram na informalidade, poderá promover o desenvolvimento sustentável das empresas regionais  e locais, por meio do financiamento às atividades produtivas e, conseqüentemente, gerar trabalho e renda nas comunidades. Ao formalizar sua empresa, o empreendedor pode usufruir de incentivos fiscais, participar de concorrência pública, solicitar empréstimos e financiamentos em instituições financeiras e de desenvolvimento, entre outras vantagens.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico Claudemir Bragagnolo é importante para o poder público auxiliar a empresas que estejam na informalidade, para que possam buscar alternativas e apoio para legalizar suas atividades. Bragagnolo salientou, ainda,  que o evento vai dar suporte técnico para todas atividades e empresários que estejam disposto a sair da informalidade.

Ao formalizar sua empresa, o empreendedor pode se beneficiar de incentivos fiscais, participar de concorrência pública, solicitar empréstimos e financiamentos em instituições financeiras e de desenvolvimento, completa o secretário. Informações sobre as oportunidades da formalização e o caminho mais curto para regularizar seu negócio serão prestadas pelos técnicos do Banco do Brasil, Sebrae, Fenacon, MDIC e Receita Federal durante o Mutirão da Cidadania Empresarial, que acontece no dia 21 de novembro na Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Cel. Chicuta, 575, Ed. Novo Hamburgo. O evento é aberto ao público em geral, no horário das 10h às 17h.

Atualizado em 19 de novembro de 2007.