Italac Alimentos deverá se instalar no novo Distrito Logístico Industrial

Italac Alimentos deverá se instalar no novo Distrito Logístico Industrial

A empresa goiana Italac Alimentos, definiu a área que pretende receber da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, caso confirme a vinda de uma unidade industrial da empresa para o município. Os engenheiros e técnicos da empresa optarão pela área no novo Distrito Logístico Industrial, que fica localizado entra a BR 285 e a RST 324 na saída para Carazinho, e será de 10 hectares.
Com a definição do local pela empresa, na próxima semana o secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Claudemir Bragagnolo deverá ir até a Fepam, solicitar uma autorização prévia para a instalação da indústria.
Bragagnolo afirma que com a perda da Nestlé e Embaré a intenção do poder público é não perder tempo e a liberação por parte da Fepam é imprescindível para que a empresa definindo-se por Passo Fundo, possa o mais breve possível começar as obras de instalação da indústria.
Como as tratativas para a instalação da indústria estão bem adiantadas, técnicos da empresa estarão em Passo Fundo na tarde do dia 03/05 , quando será promovido um encontro pela secretaria do Interior com representantes da UPF, Sindicato Rural, Cotrijal, Sicredi e poder público onde serão discutidos detalhes da operacionalização do empreendimento. No encontro também deve ser discutida a potencialidade de Passo Fundo e região quanto a matéria prima (leite), utilizada pela empresa, já que foi entregue aos técnicos da empresa, estudo realizado pela Prefeitura e UPF onde a cidade de Passo Fundo é apontada como a maior bacia leiteira do estado.
Para Bragagnolo esse encontro faz parte das negociações, a empresa quer uma mobilização, tanto das entidades como dos produtores de leite, pois investimentos dessa grandeza, precisam ser discutidos e bem trabalhados com a comunidade, para não haver falta de matéria prima para a empresa trabalhar, e a região esta recebendo investimentos de várias empresas do ramo de laticínios.
Bragagnolo salientou ainda que tanto a empresa como o poder público estão esperando uma grande mobilização da cidade e região em torno deste empreendimento e a confirmação por parte da Italac só depende desta resposta das entidades e produtores.
A empresa pretende entrar em funcionamento dentro de um ano, o investimento será de 20 milhões na construção da unidade, onde serão gerados 150 empregos diretos. Na primeira etapa a Italac irá industrializar 300 mil litros de leite por dia, mas a meta é chegar a um milhão de litros/dia, quando já estiver em plena atividade. Nesta primeira etapa a empresa pretende trabalhar com o leite longa vida e depois começar a produzir leite em pó, achocolatados e outros produtos derivados do leite.
Com o quadro cada vez mais favorável para a instalação da Italac em Passo Fundo, em maio o Prefeito Airton Dipp juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico Claudemir Bragagnolo, a convide da empresa, devem visitar uma feira em São Paulo, onde já estará exposta a maquete da unidade que será construída provavelmente em Passo Fundo. Neste encontro também deverá ser assinado o Protocolo de Intenções entre o município e a empresa.
Com a instalação em Passo Fundo cada vez mais próxima, a Italac além de estar realizando um antigo sonho do município, de ter uma indústria de laticínios estará buscando um novo mercado. Como a empresa tem unidades nos estados de Góias, Minas Gerais, Pará e Rondônia além de centros de distribuições em São Paulo e Amazônia, a unidade de Passo Fundo, irá atender a demanda de toda região sul do país (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná).

Histórico da empresa

A Italac iniciou suas atividades em janeiro de 1994, com uma fábrica no município de Itapaci, estado de Góias. No mesmo ano inaugurou mais uma unidade no município de Jaru, Rondônia, inicialmente produzindo queijo tipo mussarela, e já no mesmo ano lançava outros produtos: queijo parmesão ralado, queijo provolone, manteiga e outros queijos.
Em junho de 1998, entrou no mercado de leite fluido lançando o Leite Longa Vida Italac nas versões integral, desnatado e semi desnatado, com produção na unidade de Corumbaíba, Góias.
Em 2002 ampliou sua linha de produtos em embalagens longa vida, quando foram lançados os achocolotados Italac, creme de leite Italac e Bonville.
Nova ampliação na linha de produtos ocorreu em 2006, quando foram lançados no mercado o leite em pó Italac, nas versões integral e desnatado e o leite condensado Italac.
Atualmente, a Italac conta com unidades voltadas para produção em quatro estados: Góias, Minas Gerais, Pará e Rondônia e unidades de distribuição em São Paulo (SP) e Manaus (AM).



Local onde a empresa pretende se instalar

Foto: Divulgação

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 2 de maio de 2007.