Pólo de software faz parceria com a Microsoft
Mais um passo para a consolidação do pólo de software de Passo Fundo foi dado nessa sexta-feira. Durante ato no auditório da Biblioteca da UPF foram firmadas parcerias entre a Prefeitura, a Universidade e a Microsoft.
Pelo acordo firmado, a Microsoft vai colaborar oferecendo seus programas para a rede municipal de ensino e também para a UPF. Entre os projetos, destacou o ex-secretário de Desenvolvimento e vice-presidente do pólo, Marcos Cittolin, está a realização do programa “Jovem Programador”, onde alguns alunos do sistema de ensino do município vão ser treinados pela Microsoft e UPF. Esse grupo vai sair da escola já com uma profissão, assinalou Cittolin, pois ganharão diploma de “desenvolvedor de software.”
Na mesma solenidade foram entregues certificados para as primeiras sete empresas que farão parte da estrutura do pólo, instalado junto à secretaria de Desenvolvimento, no centro de Passo Fundo, onde ocupa o oitavo andar. São empresas de Porto Alegre, Marau, Erechim, Santo Ângelo e Casca, nessa primeira fase. Outras 19 empresas estão associadas ao pólo, explicou Cittolin, mas permanecerão em suas sedes, recebendo apenas o apoio permanente da estrutura. Todas produzirão softwares para os mercados nacional e internacional.
Participaram da solenidade, o deputado federal Beto Albuquerque, incentivador do convênio com a Microsoft, os diretores dessa empresa, Paulo Cunha e Marcos Pinedo, o presidente da Fundação UPF, Antônio Carlos de Lima, o vice-reitor Carlos Forcelini, o presidente do conselho de administração do pólo, Rudinei Silva, além de representantes de entidades empresariais e comunitárias da cidade.
Assinatura da parceria foi na UPF.