Visando a qualificação no fluxo do trânsito do município, a Prefeitura Municipal começou a implantar nesta semana algumas alterações referentes ao anel viário.

Visando a qualificação no fluxo do trânsito do município, a Prefeitura Municipal, através do projeto de financiamento junto ao BID, começou a implantar nesta semana algumas alterações referentes ao anel viário. Na oportunidade, no trecho da Avenida Presidente Vargas, entre as Ruas Padre Valentin e Prestes Guimarães, englobando ainda a Coronel Pelegrini e José Bonifácio, estão sendo executadas a fase de alteração de canteiros, semaforização e sinalização vertical.
De acordo com o arquiteto da Unidade Gestora de Projetos (UGP) da Secretaria de Planejamento, Celmiro Mesquita, o objetivo destas alterações são a descentralização dos pontos de convergência do trânsito local, evitando conflitos e oferecendo opções alternativas de rotas.
Ele explicou que todos os estudos para a elaboração deste projeto tiveram embasamento técnico em cima da contagem de veículos, e estudos de origem e destino dos automotores, levando em consideração a malha viária disponível.
As alterações nesse trecho estão sendo implantadas desde o último mês de março, momento em que se iniciou a repavimentação, oferecendo melhores condições de trafegabilidade às vias. “Posteriormente efetivamos a sinalização horizontal (parcial) e agora estamos executando a fase de alteração de canteiros, semaforização e sinalização vertical”, disse.
Segundo ele, a região em operação neste momento é apenas um dos vários anéis binários previstos no projeto, e que o seu pleno funcionamento será efetivo após a implantação de todo Anel Viário e as obras complementares previstas, tais como sincronização dos semáforos e demais módulos.
Alterações em novos trechos
Mesquita explicou que em breve a Prefeitura Municipal estará divulgando as implantações de outros trechos que vão sofrer alterações relevantes. “É importante a compreensão e colaboração da comunidade, pois se trata de uma atividade com relativa complexidade e com a atuação de vários setores das empresas contratadas pelo Executivo”, disse.
Ele disse ainda, que embora seja operação ao simultânea as fases de implantação não têm sua finalização em conjunto, exigindo um tempo para adaptação na utilização do sistema, fato este que leva a manter as placas com orientações de sentido das vias recobertas até o término do período de orientação à comunidade.