Prefeitura segue com obras de revitalização na Avenida Presidente Vargas

Atualmente as melhorias ocorrem no canteiro central com meios-fios, ciclovia e iluminação

A Prefeitura de Passo Fundo segue com a ampla revitalização da Avenida Presidente Vargas, uma das principais vias de acesso e circulação da cidade. As obras abrangem cerca de 5,2 quilômetros, entre a Rua General Canabarro e o trevo de acesso à ERS-324, com intervenções de asfaltamento, canalização, iluminação e paisagismo. A previsão é que a fase atual seja concluída até o mês de junho.

No momento, os trabalhos estão concentrados nas proximidades do Passo Fundo Shopping, entre as ruas Albino Lazzareti e Camilo Ribeiro. As equipes atuam no canteiro central, com a instalação de meios-fios, construção da ciclovia e do caminhódromo, além da preparação da rede elétrica para receber a nova iluminação em LED. A empresa responsável também realiza a sinalização viária nos trechos já finalizados e, na próxima semana, dará sequência aos serviços em outros pontos da avenida.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Rubens Astolfi, a etapa final do projeto será a pavimentação asfáltica. “Estamos entrando na fase de conclusão, com o término dos trabalhos no canteiro central. Em seguida, a empresa contratada inicia a remoção do asfalto antigo e aplica uma nova camada asfáltica. A previsão é concluir esse trecho, entre a Rua Camilo Ribeiro e a Avenida Scarpellini Ghezzi, até junho deste ano”, explicou.

Outro ponto importante da revitalização foi a reestruturação da rede de canalização, realizada em mais de 1 km da avenida, com o objetivo de evitar alagamentos em toda a sua extensão. O projeto é desenvolvido pelas secretarias municipais de Obras, Planejamento e Segurança Pública, com o apoio do Fórum de Mobilidade Urbana. O investimento total é de R$ 17,4 milhões.

Etapas e melhorias previstas na Avenida Presidente Vargas
Nova pavimentação asfáltica;
Reforço no sistema de drenagem;
Instalação de mais de 300 luminárias com tecnologia LED;
Paisagismo e sinalização viária;
Construção de novos pontos de ônibus em concreto;
Alargamento do canteiro central;
Transformação da ciclofaixa em ciclovia com 4,8 km de extensão, entre a Avenida Sete de Setembro e o Trevo do Ricci;
Implantação de um caminhódromo no trecho entre as ruas Clementino Luís Vieira e Claudino Toldo.