Investimento em mobilidade urbana será feito com recursos próprios do Município

Em um passo importante para a mobilidade urbana e o desenvolvimento econômico de Passo Fundo, o prefeito Pedro Almeida assinou, nesta sexta-feira (11), a ordem de serviço que autoriza o início das obras do novo trevo de acesso ao Distrito Industrial Paulo Rossetto, na ERS-324.
O investimento, de aproximadamente R$ 18 milhões, será realizado com recursos próprios do Município, e as obras já começam na próxima semana. A ação é fruto de uma parceria inovadora entre o poder público e o setor privado. Um grupo de empresários locais, com apoio técnico da Bortolamedi Engenharia, elaborou o projeto executivo da obra, com 1,7 km de extensão, abrangendo do km 173 ao km 175. O projeto foi doado ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), uma vez que se trata de uma rodovia estadual, e a Prefeitura obteve autorização do Governo do Estado para realizar a intervenção.
Durante o ato de assinatura, o prefeito Pedro Almeida destacou o compromisso da gestão com a mobilidade urbana e a importância da colaboração entre os setores público e privado. “O dinheiro municipal, estadual, federal, é o dinheiro do cidadão, do gerador de imposto. Então, a gente tem que entender dessa forma e fazer os investimentos que a nossa comunidade precisa e merece. É muito especial este momento porque estamos tirando do papel um compromisso assumido com a cidade. A obra começa na próxima semana e vai transformar esta região, garantindo segurança, desenvolvimento e qualidade de vida para todos”, apontou o prefeito.
O secretário de Obras, Rubens Astolfi , fez um resgate histórico do projeto e reforçou o empenho da gestão em transformar demandas em realidade. “Essa obra começou a ser pensada há cerca de dez anos, com os primeiros estudos de viabilidade. Os empresários se uniram, contrataram o projeto e doaram ao Daer. A Prefeitura entendeu a importância e assumiu o compromisso. Agora, com autorização do Estado, vamos executar essa obra com recursos próprios. Isso é um marco. Vamos quadruplicar a capacidade de carga da rodovia nesse trecho, com ruas paralelas duplicadas e iluminação pública. É uma transformação para essa região.”
A obra será executada pela empresa Traçado, vencedora da licitação. Segundo o engenheiro responsável, Renan Furlanetto, a intervenção ocupará uma área de 70 mil metros quadrados, com cerca de 100 mil metros cúbicos de movimentação de solo e 50 mil metros quadrados de novo pavimento asfáltico. O projeto contempla ainda mais de 1.300 metros de nova tubulação para drenagem e 127 postes de iluminação pública, o que reforça o foco em segurança e funcionalidade. "Vamos trabalhar em três etapas principais, com pacotes de entrega segmentados para garantir um bom andamento da obra, minimizando impactos no trânsito. A sinalização será reforçada para orientar motoristas e garantir segurança viária em todo o período da execução”, explicou o engenheiro responsável pela obra.
Representando os empresários do Distrito Industrial, João Pedro Merlin celebrou o momento como uma grande conquista coletiva. “Hoje é um dos dias mais felizes do nosso distrito. Essa foi uma demanda iniciada pela iniciativa privada, que acreditou no projeto, elaborou o plano e buscou o apoio do poder público. E graças ao prefeito Pedro, essa obra vai virar realidade. É uma vitória da cidade, da comunidade e uma prova de que quando trabalhamos juntos, público e privado, tudo funciona melhor”, apontou o empresário.
O novo trevo será localizado estrategicamente em uma área de tráfego intenso de veículos de grande porte. O objetivo é garantir segurança e melhorar o fluxo viário para quem acessa o Distrito Industrial, que abriga 22 empresas e emprega mais de dois mil colaboradores.