Prefeitura realiza o mapeamento dos cursos de água com drone

O uso da tecnologia permite identificar o acúmulo de resíduos e árvores caídas em locais de difícil acesso, auxiliando nos trabalhos de remoção

A Prefeitura está realizando o mapeamento dos cursos de água com drone. A utilização da tecnologia permite identificar o acúmulo de resíduos e árvores caídas em locais de difícil acesso a fim de que sejam posteriormente removidos, evitando o represamento de água e alagamentos.

A ação é coordenada pela Secretaria de Obras. Conforme o secretário da pasta, Ramon Oliveira, nesta semana, a limpeza foi executada entre os bairros Victor Issler e Annes. “Fizemos o mapeamento e identificamos a presença de árvores caídas no leito do rio. Então, iniciamos a remoção. Com este trabalho, conseguimos contribuir com os cursos de água e evitar que a água suba”, afirmou.

Em paralelo, a Prefeitura fará também o mapeamento de toda a macrodrenagem do município. “O objetivo é visualizarmos os pontos críticos das sangas e rios para podermos executar as obras necessárias para a retirada de resíduos de forma planejada”, destacou Ramon.

Para o secretário de Meio Ambiente, Enílson Gonçalves, o levantamento contínuo é fundamental para que haja a segurança das comunidades ribeirinhas e a proteção ambiental. “A utilização dos recursos tecnológicos nos possibilita executar as medidas necessárias e antecipar ações. No caso da Victor Issler, foi localizada uma vegetação exótica, composta por eucaliptos que tombaram com os temporais, junto à margem direita do Rio Passo Fundo e que poderia resultar em possíveis inundações, atingindo os moradores”, completou.

Desassoreamento
O monitoramento é continuidade de um trabalho que vem sendo realizado desde setembro do ano passado, quando alguns bairros da cidade tiveram alagamentos. Como medida emergencial, para a remoção de resíduos, a Prefeitura desassoreou pontos do Rio Passo Fundo, evitando situações semelhantes nas últimas chuvas ao facilitar a vazão da água.