Obra de canalização no bairro 1º Centenário

Obra resolverá um problema antigo de enchentes, mau cheiro e transtorno aos moradores

A Prefeitura de Passo Fundo está realizando uma grande e aguardada obra canalização no bairro 1º Centenário, que resolverá um problema antigo de enchentes, mau cheiro e transtorno aos moradores.

Na tarde dessa quinta-feira (11), como faz diariamente indo até os bairros da cidade, o prefeito Luciano Azevedo visitou o bairro 1º Centenário e conferiu a obra que está sendo executada pela Secretaria Municipal de Obras. “Ouvi relatos de muitos moradores que afirmam a necessidade dessa obra há mais de 50 anos. Estamos atendendo essa reivindicação que mudará a vida dessas pessoas que tiveram ao longo do tempo enchentes causadas pelo lixo jogado no córrego e que entupia os poucos canos instalados. Aqui estão sendo colocados canos com maior vazão e em toda a extensão do córrego, para solucionar de vez o problema”, disse Luciano.

A presidente da Associação de Moradores do bairro 1º Centenário, Estela Campana, diz que após a conclusão da obra, deverá ser feito junto aos moradores um trabalho de conscientização para cuidar e não jogarem lixo no córrego. Moradora da rua Lalau Miranda, Schirlei Martins, tinha uma das casas mais prejudicadas pelo problema. “Seguido quando o córrego transbordava devido ao acumulo de lixo meu pátio e minha casa eram invadidos pela água suja e o mau cheiro. Eram dias de sofrimento e pavor. Estamos agradecidos com a vinda da Prefeitura e obra que estão fazendo, com certeza, meus dias ruins de esgoto e sujeira no pátio terminaram”, disse.

Conforme o secretário de Obras, João Antônio Bordin, o serviço deve durar cerca de duas semanas. O trabalho está sendo executado entre as ruas Bagé e Lalau Miranda, que terão uma caixa coletora cada. “Estamos instalando 90 metros de canos com um metro de diâmetro para maior vazão das águas que aqui chegam vinda da parte superior do bairro, que compreende as residências e prédios da Avenida Rio Grande”, salientou Bordin. Também serão construídas duas grandes caixas coletoras ligando a tubulação.

(Foto: Alex Brogmann)


Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 12 de julho de 2019.