Começa a terraplanagem para instalação da BSBios
A Secretaria Municipal de Obras e Viação-SMOV começou ontem, os trabalhos de terraplanagem na área nova do Distrito Industrial da Invernadinha, na vila Petrópolis, onde será instalada a empresa BSBios, que vai produzir biodiesel a partir de grãos. O início dos trabalhos foram acompanhados pelo prefeito Airton Dipp, empresário Antônio Roso, um dos diretores da BSBios, secretário de Obras e Viação, Décio Ramos de Lima, secretário do Desenvolvimento Econômico, Claudemir Bragagnolo e assessores. Os serviços foram iniciados, a partir da liberação da área pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental-Fepam.
A previsão é de que os trabalhos de terraplanagem e infraestrutura estejam concluídos em 45 dias. O prefeito Airton Dipp disse que a instalação da BSBios, - a maior indústria da América Latina na produção óleo diesel proveniente de grãos, - representa, a valorização da pequena propriedade de Passo Fundo e da região. O prefeito ressaltou, os investimentos que serão feitos com a geração de renda e empregos. O empresário Antônio Roso afirmou que, no momento em que a prefeitura concluir os serviços de terraplanagem, a construtora já deve entrar com a infraestrutura para a construção da obra civil. Ele acredita que as obras devem iniciar no mês de maio.
Antônio Roso prevê que em junho ou julho devem começar ser instalados os equipamentos. O empresário disse que o cronograma deve ser seguido a risca. “Em março de 2007 queremos estar produzindo nesta área”, afirmou Roso. O diretor da BSBios explicou que, inicialmente, na fase experimental nos primeiros 90 a 120 dias, devem ser produzidos de 100 a 150 mil litros dia de biodiesel. Depois deste espaço, a indústria entra em pleno funcionamento com a produção de 300 mil litros dia, que vão abastecer os mercados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A nova indústria vai gerar em torno de 110 empregos diretos. O empresário Antônio Roso ressalta como mais importante, os empregos indiretos que serão criados com a agregação de valores no produto do agricultor. Para Roso, isso é importante porque toda a região será beneficiada, tanto na produção da soja - a matéria prima para a produção do biodiesel - como outras culturas que poderão ser usadas. A instalação da BSBios representa um investimentos de aproximadamente R$ 37 milhões.
O prefeito Airton Dipp, o empresário Antônio Roso, secretários e assessores acompanhara o início dos trabalhos.