Décima edição do Café com Emprego viabiliza a contratação de 180 trabalhadores

O programa Café com Emprego, promovido pela Prefeitura de Passo Fundo desde 2021, durante a primeira gestão do prefeito Pedro Almeida, chegou à décima edição com um resultado expressivo: 180 pessoas contratadas, […]

O programa Café com Emprego, promovido pela Prefeitura de Passo Fundo desde 2021, durante a primeira gestão do prefeito Pedro Almeida, chegou à décima edição com um resultado expressivo: 180 pessoas contratadas, o maior número já registrado desde o início da iniciativa. A marca consolida o programa como uma das principais estratégias municipais de intermediação de mão de obra e geração de oportunidades.

Para o prefeito Pedro Almeida, o resultado reforça o compromisso da administração com o desenvolvimento econômico e social do município. “Nosso foco é conectar quem precisa trabalhar com quem está contratando. Ver 180 pessoas saindo do evento com emprego garantido é a maior comprovação de que o Café com Emprego dá certo. É mais dignidade, mais renda e mais esperança para muitas famílias de Passo Fundo”, destacou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Adolfo de Freitas, também celebrou o sucesso da ação. “Cada edição é organizada com o objetivo de ampliar as chances reais de contratação. Nós fazemos a ponte entre empresas e candidatos de forma acessível, direta e eficaz. Esse recorde de contratações mostra que o programa está consolidado e cumpre um papel essencial para a cidade”, afirmou.

Realizado periodicamente, o Café com Emprego reúne empresas de diferentes setores com vagas abertas e trabalhadores em busca de colocação ou recolocação no mercado de trabalho. Nesta edição, o número de empresas participantes também foi significativo, contribuindo para o alto índice de contratações efetivadas logo após o evento.

Além da prefeitura e dos trabalhadores, as empresas também reconhecem o impacto da ação. A Grain & Protein Technologies, detentora da marca GSI, foi uma das participantes.
“Participar do Café com Emprego, promovido pela Prefeitura de Passo Fundo, foi uma experiência extremamente enriquecedora para nós da GSI. Esse tipo de iniciativa cria um espaço de conexão real entre empresas e candidatos, o que vai muito além da busca por currículos — é uma oportunidade de encontrar histórias, trajetórias e potenciais", comentou Alinne Estevam, Analista de RH da empresa, que complementou: “Tivemos acesso a candidatos com formações e experiências distintas, desde áreas administrativas até nosso maior foco: as áreas operacionais. Chamou-nos muito a atenção o número de pessoas em busca do primeiro emprego, imigrantes e profissionais sêniores. Acreditamos que iniciativas como essa são essenciais para construir um mercado de trabalho mais inclusivo e com mais oportunidades para todos.”

A rede de farmácias São João também é parceira frequente do Café com Emprego e tem contratado muitos colaboradores por meio do programa. “Participamos desde o início desses eventos, já fechamos diversas oportunidades e estamos com pessoas trabalhando aqui que foram contratadas através do Café com Emprego", destacou Jankiele Colussi, gestora da área de recrutamento e seleção da rede, que apontou: "É um evento organizado, com uma estrutura fantástica, que contribui muito para que possamos dar oportunidades. Ressalto a importância do evento, o quanto ele contribui para as empresas privadas de Passo Fundo. Pretendemos, sim, continuar participando desse grandioso evento que traz ótimos resultados para a rede de farmácias São João.”

Quem também celebrou a oportunidade foi Everton Duarte da Silva, contratado pela Remex por meio do Café com Emprego. “Fiquei desempregado em julho do ano passado. Daí, através do Café com Emprego, eu consegui me recolocar no mercado. Fui muito bem recebido no evento e na empresa. Achei muito legal a ideia de reunir empresas e pessoas que estão em busca de trabalho. Aquele café da manhã, várias empresas, tudo organizado… Isso facilita para que a gente encontre a vaga certa, de acordo com a disponibilidade. Achei muito importante”, relatou.

O programa também se destaca por oferecer suporte durante o processo seletivo, como orientação sobre elaboração de currículos e preparação para entrevistas. Além disso, os encontros presenciais proporcionam uma dinâmica mais direta entre candidatos e recrutadores, o que tem se mostrado decisivo para os bons resultados.
Com números tão positivos, a Prefeitura já trabalha na organização das próximas edições do Café com Emprego, mantendo o propósito de transformar vidas por meio do acesso ao trabalho.