ção acontece com a entrega de materiais informativos em três idiomas

Uma iniciativa da Prefeitura de Passo Fundo busca auxiliar os imigrantes que estão na cidade a acessarem serviços de proteção e obterem encaminhamento para o mercado de trabalho formal. A primeira ação foi realizada nesta terça-feira (5), com a distribuição de materiais informativos para líderes e comunidades sobre o Programa Imigrante Legal.
Conforme o prefeito, Pedro Almeida, essa é uma forma de ampliar o diálogo e acolher as demandas individuais das pessoas que escolhem Passo Fundo para viver. “Pretendemos oferecer bem-estar social e segurança a todos os cidadãos que estão habitando a cidade. Eles vêm para cá em busca de oportunidades e nós temos a responsabilidade de viabilizar alternativas para que possam ser integrados à assistência social, à educação e, sobretudo, ao mercado de trabalho, que vai proporcionar o sustento e a renda”, considerou.
As orientações – escritas em português, espanhol e francês – foram entregues nas ruas, principalmente, no centro da cidade, que concentra o maior número de trabalhadores informais. Além de apresentar serviços efetuados pelo Município e outros órgãos, as equipes da Prefeitura convidaram os imigrantes para estarem presentes na segunda edição do programa Café com Emprego, programada para o dia 14 de outubro.
O secretário de Desenvolvimento, Diorges Oliveira, enfatiza que, durante o evento, haverá um balcão específico de atenção aos imigrantes. “Teremos um centro de atendimento e informações para os imigrantes. Com os técnicos das secretarias, daremos detalharemos sobre os serviços e auxiliaremos no ingresso em empresas parceiras do programa”, destacou.
Em Passo Fundo, de acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento, há aproximadamente 600 imigrantes, que vieram de países como o Senegal, Haiti, Venezuela e Bangladesh. A maioria, após passar pela aquisição de documentos, está empregada.
Para o presidente da Sociedade Muçulmana de Passo Fundo, Radwan Jehane, a iniciativa lançada pela Prefeitura para levar informações sobre Imigrante Legal contribuirá para que os imigrantes acessem os serviços e consolidem as suas vidas na cidade. “Eu vejo que esse diálogo que a Prefeitura está abrindo com os imigrantes é um acolhimento. Acredito que todos vão gostar desses recursos, que vão auxiliar muito a vida deles aqui”, disse.
Foto: Michel Sanderi