Fórum Permanente de Secretários de Desenvolvimento

Passo Fundo é protagonista na discussão sobre o desenvolvimento do estado e municípios

Na última sexta-feira, dia 29 de março, ocorreu em Bento Gonçalves o encontro do Fórum Permanente dos Secretários de Desenvolvimento. O evento reúne secretários de todos os municípios do Rio Grande do Sul para debater os principais assuntos e gargalos a respeito do tema. Um dos coordenadores do fórum é o secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Carlos Eduardo Lopes da Silva, que divide a tarefa com o secretário de Bento Gonçalves, Silvio Pasin.

O secretário foi um dos condutores da discussão, que teve como principal tema a necessidade de avanço dos convênios dos municípios com a Junta Comercial, Industrial e de Serviços do estado do Rio Grande do Sul – Jucis RS. “A discussão se deu no sentido de fazer com que se viabilize a retomada de funcionamento dos escritórios regionais da junta, distribuídos nos municípios”, explica Carlos Eduardo.

De acordo com ele, atualmente existem cerca de quatro a cinco mil processos de aberturas de empresas pendentes de análise por uma dificuldade encontrada na transição de governos. “Tentou-se fazer um convênio que não tinha possibilidade jurídica de ser assinado e então os municípios pararam de realizar a análise dos processos, o que fez com que o estado tenha perdido muito tempo com essa paralisação”, avalia o secretário.

Diante disso, ele ressalta a importância de acelerar os processos: “é muito importante para o desenvolvimento do estado uma análise rápida e desburocratizada dos processos no sentido de facilitar a abertura de empresas”, argumenta o secretário sobre a discussão que teve a presença do recém-empossado secretário estadual de Desenvolvimento e Turismo, Ruy Irigaray.

(Foto: Divulgação)


Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 3 de abril de 2019.