Prefeitura participa do Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável

Prefeitura participa do Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável

Desempenhar um papel sustentável diante de adversidades e desafios contemporâneos reuniu milhares de representantes de todos os municípios do Brasil no III Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável (EMDS). Organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o encontro teve a presença da Prefeitura de Passo Fundo, de 7 a 9 de abril, em Brasília.

Com o slogan “Nova governança federativa e o papel das cidades no Brasil e no mundo”, o III EMDS contou com 9.500 participantes de todo o país. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Passo Fundo representou o município para debater diversas temáticas.

Segundo o secretário municipal responsável pela pasta, Carlos Eduardo Lopes da Silva, as reflexões abrangeram questões como geração de trabalho, emprego e renda sustentáveis; estratégias para a promoção do empreendedorismo local; desafios dos municípios em relação a escassez dos recursos; cidades educadoras; atuação federativa para enfrentamento da crise industrial; desafios federativos de gestão metropolitana regional; entre outros.

Com novos temas a cada edição, o encontro traz reflexões e esforços coletivos de todos os atores políticos e sociais, com a intenção de fomentar o interesse dos municípios em melhorar a qualidade de vida da população;

Durante o EMDS, também aconteceu o Fórum de Secretários e Dirigentes de Desenvolvimento Econômico. “Cerca de 1.200 secretários, gestores ou agentes na área do desenvolvi emento econômico se reuniram para traçar novas ações e políticas públicas, além de trocar experiências sobre o desenvolvimento sustentável”, destacou o secretário Carlos Eduardo.

O EMDS

Com a primeira edição realizada em 2012, o Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) é considerado o maior evento sobre sustentabilidade do país. Uma das metas é mobilizar gestores públicos dos três níveis de governo a incluir o tema da sustentabilidade em seus programas de governo e criar agendas propositivas de desenvolvimento local sustentável.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 15 de abril de 2015.