Iniciativa privada interfere na cadeia produtiva do leite
Uma comissão de líderes ligados diretamente ao fomento da atividade primária no município, vem trabalhando a idéia de sustentação de projetos para garantir produtividade. Em visita ao prefeito Airton Dipp, os líderes expuseram objetivos da entidade. O projeto, em desenvolvimento, foi levado pessoalmente ao conhecimento do prefeito, na visita onde estiveram presentes: o presidente do Sindicato Rural, Jair Dutra Rodrigues, Elemar Porsche, da Emater, Alberi Ceolin, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Mauro Rizzardo, diretor das faculdades de Agronomia e Medicina Veterinária, Nicolau Jonhann, da ACISA, e Ari Rosso, diretor da SICREDI.
Explicaram ao prefeito as conclusões chegadas após vários estudos sobre estratégia de estímulo à agropecuária e seus novos desafios regionais. Coincidentemente com a realidade da vinda da Italac para Passo Fundo, o plano estratégico de incentivo começa pelo setor leiteiro, explica Mauro Rizzardo. A idéia é contar com o apoio do poder público nas ações da iniciativa privada para o importante passo que virá acelerar a economia regional, a partir do biodiesel e alta produção de leite.
O prefeito Dipp ouviu o setor e disse que a administração pública será parceira nesta iniciativa, “que significa o almejado passo evolutivo da monocultura, para a diversificação”, avaliou. No mesmo momento recomendou ao secretário Susin que permanecesse na equipe, com a finalidade de assegurar participação do poder público no evento que está sendo coordenado pela iniciativa privada, para o mês de outubro, destinado ao incentivo da revitalização da matriz reprodutora do leite.

Foto: Divulgação